Por Felipe Ribeiro

Após o Governo Federal anunciar a liberação de R$ 140 mil reais para as vítimas das chuvas no Paraná, a senadora Gleisi Hoffmann afirmou na tarde desta terça-feira (10) que esta foi uma medida emergencial e novos recursos devem ser encaminhados ao estado entre hoje e amanhã. Em entrevista ao jornalista Adilson Arantes, Gleisi lamentou as perdas e garantiu que num momento como esse as divergências partidárias são colocadas em segundo plano.

gleisiFoto: Divulgação Gleisi

“Esse é um momento de unir esforços, a presidente Dilma está em contato com o governador Beto Richa e várias atitudes já foram tomadas. Helicópteros já estão no estado auxiliando no resgate das vítimas e três pontes móveis vão ser instaladas para que cidades ilhadas possam ter acesso a outras”, afirmou.

Na noite de ontem, uma comitiva federal esteve em Curitiba em reunião com Richa para discutir a situação dos municípios atingidos pelas chuvas no Estado. O encontro ocorreu no Palácio Iguaçu e teve participação de representantes do Exército Brasileiro, Ministério da Saúde, Defesa Civil Estadual e Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes.

Segundo a senadora, esses R$ 140 mil são destinados exclusivamente para alimentação. Kits dormitórios e outras ações já foram encaminhadas. “Acredito que entre hoje e amanhã o Governo Federal já terá uma avaliação do que é necessário por parte do governo estadual”, disse.

Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil estadual, mais de 422 mil pessoas foram afetadas pelos temporais no estado. Dos 132 municípios atingidos pelo mau tempo, 79 estão em situação de emergência. Nove pessoas morreram, 30 ficaram feridas e seis estão desaparecidas devido às enxurradas. O número de pessoas desalojadas subiu para 12.957 e de desabrigadas, para 3.805. Mais de 8,4 mil residências foram danificadas.