Mesmo com os trabalhos de conscientização sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, Foz do Iguaçu, na região oeste do estado, já conta com 356 casos positivos da doença; sendo 20 hemorrágicos e agora confirma seu primeiro caso de dengue tipo 4.

“O vírus 4 da dengue é igual aos outros vírus. A dengue tem 4 tipos de vírus. Os tipos 1,2 e 3 já circulam em Foz do Iguaçu há 10 anos. Quando a pessoa pega um tipo de vírus, fica imune a este vírus, mas quando ela pega outro vírus, a doença se agrava. Por isso que com o vírus tipo 4, as pessoas acham que é o mais grave, mas é que a pessoa já pegou os outros vírus”, esclareceu Mara Rípoli, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Foz.

O paciente com o vírus tipo 4 de Dengue é uma mulher jovem de 19 anos que foi tratada no Hospital Municipal e passa bem. “Ela teve um quadro de dengue como os outros: com febre, dor de cabeça e no corpo. Foi medicada e se recuperou bem. Isso aconteceu em 30 de janeiro; fizemos o teste rápido e deu positivo para dengue. Com isso, mandamos para Curitiba e foi confirmado ontem (13) o resultado positivo para vírus tipo 4”, explicou Mara.

Com o novo vírus circulando na cidade, a tendência é aumentar os casos positivos da doença. “Provavelmente, como o vírus tipo 4 está circulando e ninguém é imune a ele, acreditamos que o número vai aumentar. Muitas pessoas irão pegar”, disse a enfermeira.

Para assistir a reportagem da Catve sobre o caso, clique aqui.