O governador em exercício Flávio Arns recebeu nesta segunda-feira (13/05), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, uma comitiva japonesa de Kakogawa, da província de Hyogo, cidade coirmã de Maringá, na região Noroeste. O grupo, liderado pelo prefeito Shoichi Tarumoto, está no Paraná para comemorar os 40 anos de irmandade entre as cidades.

Maringá, que completou 66 anos na última sexta-feira (10), abriga muitos imigrantes e descendentes de japoneses. É considerada a segunda maior colônia nipônica do Paraná, concentrando cerca de 15 mil japoneses e descendentes, que começaram a chegar na cidade na década de 1930.

“O Paraná é conhecido como o Estado de todas as gentes. Os laços de amizade, respeito e colaboração, entre o Brasil e o Japão nos enriquece e nos engrandece. Queremos que se fortaleça cada vez mais”, disse Flávio Arns, ao transmitir à comitiva os cumprimentos do governador Beto Richa, que está na Europa em uma missão empresarial.

O prefeito de Kakogawa, Shoichi Tarumoto, disse que a coirmandade é importante para a cultura dos povos e que será fortalecida. “É uma cooperação técnica, econômica e cultural. Uma troca de experiências com intercâmbio de comitivas”, disse ele. A vice-cônsul do Japão em Curitiba, Nana Kawamoto, participou do encontro.

“É uma relação de mais de 40 anos e que já deixa um legado para os jovens que continuam mantendo a cooperação entre as cidades”, disse o presidente da Associação de Intercâmbio Internacional de Maringá, Shiniti Ueta.

COMEMORAÇÕES – As comemorações de 40 anos de irmandade entre as cidades aconteceram nos dias sexta-feira e sábado, em Maringá. A comitiva visitou o Centro Kakogawa-Maringá de Línguas Estrangeiras, escola que oferta cursos de japonês e inglês mantida pela Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema) e que conta com o apoio da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e da cidade de Kakogawa.

O grupo participou da inauguração do memorial 40 anos Acema. O prefeito de Kakogawa, Shoichi Tarumoto, recebeu da Câmara de Vereadores de Maringá o título de cidadão benemérito.

Também participam da reunião, o secretário de Estado do Planejamento, Cássio Taniguchi; o deputado federal, Luiz Nishimori; o deputado estadual, Teruo Kato; o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yoshui Uchiyama; vereadores e convidados de Kakogawa.