O governador em exercício Flávio Arns participou na noite desta quarta-feira (15/05), em Curitiba, da abertura do 29º Encontro Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, promovido pelo Sindilojas Curitiba e pelo Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná (Sirecom-PR).

Arns ressaltou a importância destes setores para o País, na geração de riquezas, empregos e renda em áreas essenciais da sociedade. O setor terciário brasileiro é formado por mais de 5 milhões de empresas, que são responsáveis por 28 milhões de empregos e 50% do PIB nacional.

“O Governo do Paraná busca estreitar relações com o setor, caminhar em conjunto e expandir os serviços para um melhor desenvolvimento do Paraná”, disse Arns. Ele destacou que ações do governo estadual, como o programa de incentivo fiscal Paraná Competitivo, ajudam a movimentar a economia e para o bom desempenho do comércio.

Em março, o comércio paranaense ficou acima da média. O faturamento real expandiu 7,3% em março, em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto a média do Brasil foi de 3%, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O presidente da Agência Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, disse que o setor produtivo paranaense passa por um novo momento, com o governo do Estado parceiro de ações para promover o desenvolvimento da área.

ENCONTRO – O evento reuniu cerca de 2 mil participantes, entre empresários, dirigentes, executivos e assessores jurídicos ligados aos mais de 900 sindicatos patronais do comércio. O presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Darci Piana, destacou que o encontro é uma importante oportunidade para discutir em conjunto os desafios do setor e buscar soluções que são importantes para o desenvolvimento do comércio, serviços e turismo.

Entre os assuntos discutidos no encontro nacional, tornar a linguagem dos sindicatos homogênea nacionalmente, fortalecendo a atuação e participação da classe empresarial nas discussões para a elaboração de projetos de lei e normativas, além de ser um espaço para debate sobre a metodologia de administração das entidades sindicais.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:

www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br