PMPR
Cervo foi capturado pela PM

Um filhote de cervo do pantanal foi capturado nos últimos dias no município de São Sebastião da Amoreira (PR), a cerca de 50 km de Londrina (PR), por policiais militares da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). O animal, que apresentava sinais iniciais de domesticação, foi encaminhado para cuidados veterinários.

“Os policiais foram informados, por um morador, que em seu quintal teria um animal estranho. Por volta das 11h, a equipe se deslocou até o local, na rua Guadalajara, onde localizaram, nos fundos da casa, um filhote de cervo do pantanal”, explica o capitão Ricardo Fardim Eguedis, comandante da 2ª Companhia do BPMA.

O animal, com idade de seis meses a um ano, pesando cerca de dez quilos, estava muito assustado, ele foi resgatado pelos policiais e encaminhado para cuidados veterinários. “Segundo a veterinária que realizou o primeiro atendimento, o cervo estava com boas condições de saúde, porém muito debilitado, provavelmente por ter sido separado da mãe, além de possuir sinais iniciais de domesticação”, conta o capitão Eguedis.

O filhote foi encaminhado para um Centro de tratamento onde será reabilitado e reinserido no meio ambiente, sendo posteriormente conduzido para uma reserva ambiental. “Ele deve ser encaminhado a um local onde existam outros espécimes de sua raça a fim de proteger a sua vida, já que o animal poderia sofrer ferimentos em contato com pessoas e com o ambiente urbano, lembrando que o cervo não é tão comum em nossa região”, relata o capitão.

Para o comandante do BPMA, tenente-coronel Chehade Elias Geha, é importante acrescentar que este tipo de trabalho de captura, embora não seja o principal serviço da unidade, é fundamental para a conservação e manutenção de todos os espécimes de flora e fauna existentes na sua região de atendimento.