Por SMCS

Curitiba será a capital nacional do Hip Hop entre sexta-feira (12) e domingo (15) com a realização da 12ª edição do Festival Internacional de Hip Hop, o FIH2. Considerado o maior festival de dança e cultura urbana da América Latina, o FIH2 vai atrair 1.750 competidores de 105 grupos nacionais e latino-americanos, escolhidos através de seletivas realizadas no primeiro semestre de 2013. O evento acontece no Teatro Positivo, no bairro Campo Comprido, e tem o apoio da Prefeitura de Curitiba, através do Instituto Municipal de Turismo (Ctur) e Fundação Cultural de Curitiba.

O idealizador e coordenador geral do FIH2, Octávio Nassur, diz que o evento é uma grande celebração da dança, da arte sustentável e da cultura de rua. Nesta edição, o FIH2 também vai oferecer diversas atrações, incluindo a realização de workshops com renomados coreógrafos nacionais e internacionais, palestras e campeonatos de dança.

Um espaço chamado de Cidade Sustentável da Dança foi projetado em uma área de aproximadamente 3 mil metros quadrados no Expo Unimed Curitiba, ao lado do Teatro Positivo. “A Cidade Sustentável busca fomentar a reflexão do público jovem a favor de práticas sustentáveis por meio da cultura, de uma maneira em que arte e conscientização caminhem juntas”, diz a diretora socioambiental do FIH2, Cíntia Slud.

Palestras

Cinco palestras estão agendadas na programação e serão ministradas no palco central da Cidade Sustentável. Na sexta-feira, às 9h30, a bailarina Tati Sanchis, com formação internacional e coreógrafa de grandes espetáculos musicais no país, fala ao público sobre o tema “Ética na Dança”. À tarde (17h30), o diretor de incentivo à cultura da secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Kleber Rocha, conversa sobre cultura sustentável e cidadania.

No sábado, às 9h30, o diretor de políticas públicas sobre drogas de Curitiba, Diogo Busse, fala sobre os efeitos causados pelos narcóticos e os esforços realizados no combate às drogas. Às 17h30 é a vez do diretor de marketing do Greenpeace Brasil, André Bogsan, comentar os bastidores de ações de uma das maiores organizações ambientalistas do mundo.

No domingo, às 17h30, o coordenador de dança da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), Fabiano Carneiro, conversa com o público sobre políticas públicas voltadas à dança e encerra o ciclo de palestras do evento.

Mais informações do evento pelo site www.FIH2.com.br