Por Marina Sequinel e Luiz Henrique de Oliveira

O Dia do Trabalhador, comemorado nesta quinta-feira (1º), vai ser marcado por diversos eventos oferecidos para a população em toda a Grande Curitiba. Entre as atrações estão cavalgadas, passeios ciclísticos, missas, shows musicais, além da oferta de serviços como a emissão da carteira de trabalho e de outros documentos.

dia-do-trabalhador-290

Em Piraquara acontece o 2º Passeio Ciclístico do Dia do Trabalhador. (Foto: Divulgação)

Em Curitiba, o 1º de Maio Solidário terá início às 9h30, com Missa e Show com o padre Reginaldo Manzotti. Às 11h30, haverá shows com bandas locais. A abertura do evento acontece às 14h30 e, às 15h, será oficializada a assinatura do Salário Mínimo Regional. Às 18h30, haverá show com João Neto e Frederico.

Confira abaixo todos os eventos da região metropolitana da capital:

Rio Branco do Sul

O dia 1º de maio deve começar com uma cavalgada às 8h e seguir para um passeio ciclístico às 8h30. Depois, haverá ainda culto ecumênico e a exposição da barraca do tropeiro.

A partir das 10h, acontece a abertura oficial da festa municipal na Avenida Derson Costa, com a participação das igrejas e chegada dos ciclistas e tropeiros. A noite termina com um show da dupla sertaneja Alvaro e Daniel.

Além dessas atrações, a Prefeitura organizará também uma barraca da Agência do Trabalhador, onde serão oferecidos serviços como a emissão da carteira do trabalho e de outros documentos. Haverá, ainda, o pré-agendamento de exames para mulheres.

Araucária

Em Araucária, as atividades terão início às 9h com um passeio ciclístico, com concentração inicial no Parque Cachoeira. Às 11h será realizado um culto ecumênico. Durante todo o dia, quem passar pelo local vai poder prestigiar as barracas de artesanato e da feira gastronômica.
Também haverá shows de artistas, que estão previstos para começar a partir das 14h. As atrações previstas são: o grupo gauchesco Raça Nativa, a dupla sertaneja Renan Mello e Fernando, a banda de rock Cobais Rock Club, os músicos de sertanejo raiz e universitário Victor e Alessandro e Rodrigo Marlboro, com show de harmônicas.

Haverá sorteio de prêmios, a partir das 15h. São cinco automóveis 0 km e 10 motos 125 cilindradas 0 km sorteados entre todos os municípios paranaenses participantes da festa da Força Sindical, além de prêmios exclusivos para os moradores de Araucária doados por empresas do município, como bicicletas, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos.

Lapa

O 1º de Maio Solidário na Lapa vai acontecer na Alameda David Carneiro. Antes da festa, haverá a saída da cavalgada às 8h da Igreja do 2º Faxinal, com recepção e café da manhã tropeiro. O destino será a Igreja do Divino.

Às 09h, começa a festa campestre com jogo de argolas, pescaria, botequim de doces e bolos e outras diversõe. Às 10h30 há a Santa Missa Sertaneja, animada pelo Clube da Viola da Lapa. Às 12h, o almoço será servido com costela fogo de chão, coxa e sobrecoxa recheada e saladas.
Às 14h, acontece o festival de prêmios. Entre os participantes serão sorteados um berrante, uma sela e outros brindes.

Quatro Barras

Quatro Barras promove no Dia do Trabalho mais uma edição da Missa da Paz, celebrada há mais de 60 anos na cidade. A celebração está marcada para às 10h no cume do Morro Samambaia, por isso a orientação é que os participantes cheguem com antecedência. A subida estará aberta ao público até às 9h, já que o trajeto leva em torno de uma hora. Segundo os organizadores, o evento está preparado para receber 300 pessoas, lembrando que serão priorizadas as comunidades religiosas da cidade.

Colombo

Em Colombo, a tradicional Festa de 1º de Maio será realizada nas dependências do Instituto Federal do Paraná. O local deve reunir servidores públicos municipais e demais convidados, com almoço servido às 12h. Vários prêmios serão sorteados durante ao evento.

Além do show de prêmios, o palco também estará movimento com apresentações de shows com músicas e danças. Neste ano, a festa contará também com a realização de atividades esportivas e de lazer promovidas pelo departamento de esportes. Desde as 9h será realizada uma brinquedoteca com cama elástica, piscina de bolinha e jogos de tabuleiro.

Neste horário também terão início as inscrições gratuitas para o Torneio de Futsal e de Truco, que será feito em duplas. As inscrições serão encerradas às 13 horas. quando será dado o início aos torneios.

 Piraquara

Em Piraquara, acontece o 2º Passeio Cilístico do  Dia do Trabalhador, com concentração na Câmara Municipal de Piraquara às 9h, com destino ao Parque Trentino, onde haverá almoço e sorteios.