Da Redação

O dia Sete de Setembro, feriado da Independência do Brasil, deve levar milhares de curitibanos às ruas do Centro da capital durante este sábado. Além do tradicional desfile cívico das forças militares e das escolas na Avenida Cândido de Abreu, ainda está prevista a manifestação do grupo Anonymous, com 9,9 mil pessoas confirmadas em rede social, e ainda uma possível manifestação do grupo Black Bloc, que teve evento excluído do Facebook.

setedestembro

Foto: Reprodução

Ambas as manifestações são de grupos de mascarados, apesar Anonymous não exigir o uso. As principais reivindicações do grupo são relacionadas à Copa do Mundo no Brasil, como o arquivamento imediato do PLS 728/2011, que define crimes e infrações administrativas com vistas a incrementar a segurança da Copa, tipificando o crime de terrorismo no Brasil.

Já os Black Blocs são conhecidos pelo uso de mascaras e roupas pretas. Os mascarados chamaram a atenção da mídia pela primeira vez em 1999, quando protestos contra uma conferência da Organização Mundial do Comércio destruíram fachadas de diversas lojas em Seattle (EUA). A principal reivindicação do grupo é a desmilitarização da Polícia Militar.

Desfile Cívico

Aproximadamente 1,3 mil alunos desfilarão pela Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, em Curitiba. Até esta quinta-feira, cinco escolas municipais e 14 colégios estaduais haviam confirmado presença no desfile. Cinco entidades civis também confirmaram presença e levarão cerca de 500 pessoas à avenida. O desfile deste ano, promovido pelo Governo do Estado em cooperação com as Forças Armadas, comemora os 191 anos da Independência do Brasil.

Ruas Bloqueadas

Dezenas de cruzamentos no entorno do Centro Cívico serão bloqueados pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), nos bairros Centro Cívico, Ahú, Alto da Glória e São Francisco. Os bloqueios desses cruzamentos iniciam as 23 horas desta sexta-feira (06), até as 13 horas de sábado (07). O palanque oficial reservado às autoridades e convidados especiais fica em frente ao Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura, na Avenida Cândido de Abreu.

O desfile cívico-militar vai das 9h às 12h30, mas o bloqueio ao longo da Avenida Cândido de Abreu será mantido até as 15 horas. Motoristas que circulam nas vias próximas aos bloqueios serão orientados pelos agentes da Setran e do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran).

Confira como ficará a circulação de veículos ao longo de ruas sujeitas a bloqueios:

• Rua Presidente Carlos Cavalcanti – pode ser percorrida em toda a extensão, desde o Largo Bittencourt, onde fica o Círculo Militar do Paraná. Mas são proibidas as conversões à direita nas ruas Presidente Faria, Riachuelo, Barão do Serro Azul, Mateus Leme e Duque de Caxias.

• Rua Luiz Leão – com duas mãos de tráfego, estará interrompida para quem vem da rua Mariano Torres, ou quem procede da rua Conselheiro Araújo e quer dobrar à direita.

• Rua Mariano Torres – a partir do cruzamento com a rua Amintas de Barros, motoristas obrigatoriamente devem seguir pela pista bem à direita (onde se encontra o abrigo de ônibus), para então dobrar à esquerda e chegar à rua Conselheiro Araújo.

• Rua Duque de Caxias –  Bloqueada no cruzamento com a rua Presidente Carlos Cavalcanti, não permite conversão à direita na rua Barão de Antonina. No outro extremo, há bloqueio no cruzamento com a rua David Carneiro.

• Rua Trajano Reis – no sentido Centro, proibida conversão à esquerda na Rua Paula Gomes.

• Rua Nilo Peçanha – no sentido bairro, proibidas conversões à direita nas ruas Barão de Antonina, Senador Xavier da Silva e David Carneiro.

• Rua Mateus Leme – tráfego no sentido bairro a partir da Rua Doutor Roberto Barrozo (quem procede da região da praça da Bandeira), mas ficam proibidas conversões à esquerda nas ruas Lysímaco Ferreira da Costa, Coronel Agostinho Macedo, Professor Benedito Nicolau dos Santos e Jornalista Nacim Bacila Neto.

• Rua Euclides Bandeira – tem tráfego normal, mas proibida conversão à direita na Rua José Sabóia.

• Rua Doutor Faivre – tráfego livre em direção ao centro, mas há bloqueio no cruzamento com a Rua Padre Antônio, devendo o motorista seguir obrigatoriamente à direita, pela Avenida Agostinho Leão Júnior, que dá acesso ao Alto da Glória.

• Rua Campos Sales – a via rápida bairro/centro procedente do Juvevê tem tráfego normal, mas todo o tráfego deve desviar pela Rua Mauá, dobrando à esquerda, e não em frente, por causa do bloqueio da rua Lysímaco Ferreira da Costa. Na Rua Campos Sales não é permitido dobrar à direita, das 23h de sexta-feira às 13h de sábado, nas ruas Deputado Mário de Barros, Constantino Marocchi e Augusto Severo.

• Rua Euzébio da Motta x Rua Rocha Pombo – cruzamento inteiramente bloqueado.

• Rua Colombo – no sentido Ahú, proibida conversão à esquerda no cruzamento com a Rua Manoel Eufrásio.

• Rua Guaratuba – no sentido Ahú, proibidas conversões à esquerda nas ruas Ricardo Lemos, Francisco de Paula Guimarães e São Sebastião.