Da AEN

A Feira Sabores do Paraná, que comercializa os produtos da agroindústria familiar, será realizada em Curitiba, no pavilhão de eventos do Parque Barigui, entre 24 e 28 de julho. Na 14ª edição do evento os consumidores vão encontrar mais de 1,2 mil produtos do meio rural, transformados de forma artesanal pelos produtores e agroindústrias familiares.

SABORES

(Foto: Divulgação – AEN)

A Feira Sabores do Paraná é um evento promovido pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e Instituto Emater para divulgar o potencial de produção do programa Fábrica do Agricultor, que apoia a pequena agroindústria.

Em 2013, a feira reunirá 170 expositores que vão apresentar produtos tradicionais já conhecidos do grande público e outros com receitas inéditas. São geleias, sucos, embutidos, queijos, bolos, bolachas, patês, conservas, compotas, sorvetes e massas com sabor e aromas característicos dos produtos feitos na fazenda, na chácara e no sítio.

A expectativa da Secretaria da Agricultura é que a comercialização no evento some R$ 1 milhão, valor superior ao registrado ano passado, quando o faturamento chegou a R$ 871 mil. Além dos itens da agroindústria familiar, estarão em exposição produtos do artesanato e do turismo rural do Paraná, com a apresentação de roteiros e restaurantes que podem ser frequentados pelo grande público em todo o Estado.

RESTAURANTE RURAL – Este ano será instalado no espaço de eventos do Parque Barigui um restaurante rural que promete atrair os visitantes que apreciam pratos tradicionais como vaca atolada, frango caipira com polenta, feijoada, peixes, barreado e pernil com molho de pinhão, entre outros. O casal Maria de Lourdes Dias Ramos e Eduardo da Silva Ramos, proprietários do restaurante, prometem caprichar na apresentação do buffet em que serão utilizados somente ingredientes orgânicos.

Segundo Maria de Lourdes, a maior parte dos ingredientes é cultivada de forma orgânica na chácara Santo Antonio, que fica em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. O restaurante funciona no mesmo local da chácara, uma área de 15 mil metros quadrados e o atendimento é feito a grupos fechados com agendamento antecipado.

Além de montar o restaurante na Feira de Sabores, o casal também comercializará travesseiros terapêuticos – feitos com ervas aromáticas e orgânicas produzidas na chácara – e almofadas com ervas, que podem ser aquecidas no micro-ondas e usados em substituição às bolsas quente.

O casal participa da Feira Sabores do Paraná desde a sua primeira edição, em 1998. Para Maria de Lourdes essa participação representa a sobrevivência para a família, já que a feira alavancou muitas oportunidades de negócios e tornaram seus produtos conhecidos na região de Curitiba.

 

SERVIÇO

14ª Edição da Feira Sabores do Paraná
Local: Expo Renault Barigui, no Parque Barigui, em Curitiba
Data: de 24 a 28 de julho de 2013
Abertura oficial: dia 24/07 (quarta-feira), às 20 h
Abertura ao público: dia 24/07 (quarta-feira), às 16h

Horários de funcionamento
Dia 24/07 (quarta-feira) – das 16h às 22h
25/07 e 26/07 – (quinta e sexta-feira) – das 14h às 22h
27/07 (sábado) – das 12h às 22h
28/07 (domingo) – das 12h às 21h