O Governo do Estado promove neste sábado (09/03) uma Feira de Serviços para atender moradores da região onde está instalada a Unidade Paraná Seguro no bairro Uberaba, em Curitiba. A iniciativa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher faz parte do Plano de Ações Integradas de Desenvolvimento e Cidadania nas Unidades Paraná Seguro e conta com a participação de diversos órgãos estaduais, da Prefeitura de Curitiba e da iniciativa privada.

A feira será realizada das 14 horas às 18 horas na Escola Municipal Maria Marli Piovesan (Rua Velcy Bolivar Grando s/n) e vai oferecer serviços como a confecção de Carteira de Identidade e de Trabalho e CPF; cadastramento de famílias para acesso às tarifas sociais de luz e água; intermediação de mão de obra com cadastramento, pesquisa de vagas e encaminhamento para emprego na Agência do Trabalhador, habilitação de seguro desemprego, inscrição em cursos de qualificação e palestra sobre empregabilidade para mulheres.

A população também terá orientações sobre defesa de seus direitos, Lei Maria da Penha e sobre o trabalho do Centro de Referência e Atendimento à Mulher Vítima de Violência da Sesecretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Haverá ainda ações de saúde e orientação de prevenção e controle de zoonoses, com vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos; prática de horta doméstica e informações sobre projeto de educação em agroecologia do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).

Os organizadores incluíram, ainda, lançamento das ações pedagógicas na Vila da Cidadania da Secretaria da Educação; contação de histórias e biblioteca; atividades lúdicas e de lazer para crianças; orientação educacional para o trânsito; além degustação e agendamento para curso da Cozinha Brasil; apresentações da cavalaria, do canil do Bope, da Banda da Polícia Militar e do Coral da Policia Civil. A Prefeitura de Curitiba realizará ações sociais por meio da Comunidade Escola e haverá, ainda, ações de voluntariado.

LIMPEZA – Desde a última segunda terrenos e ruas da área da UPS do Uberaba estão recebendo serviços de limpeza, manutenção e conservação. O trabalho ruas conta com reeducandos do Projeto Mãos Amigas, uma parceria entre secretarias da Educação e da Justiça. Também estão envolvidos a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, com doação de frutas para os trabalhadores, o Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura de Curitiba que cedeu veículos para coleta do lixo e entulhos; a Sanepar com doação de água e a Copel que está fazendo a limpeza da rede elétrica.

“Essa integração entre órgãos públicos e privados e entidades ligadas à indústria e ao comércio tem como objetivo melhorar a qualidade de vida na sociedade, para que a comunidade passe a participar de um ciclo permanente de desenvolvimento com base na cidadania. As ações que o bairro do Uberaba recebe inicialmente nesta semana serão estendidas às demais UPS de Curitiba e do Estado do Paraná, com agenda continuada de serviços públicos, cursos e atividades educacionais”, disse a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.

UPS Uberaba – Atividades Programadas

Vacinação antirrábica gratuita – traga seus cães e gatos;

Emissão de documentos pessoais – RG, CPF e Carteira de Trabalho;

Orientações sobre horta doméstica e projeto de educação em agroecologia;

Cadastro de emprego, habilitação de seguro desemprego, informações e encaminhamentos para cursos de qualificação e Palestra Empregabilidade para Mulheres;

Orientações sobre defesa de direitos, Lei Maria da Penha, Centro de Referência e Atendimento à Mulher Vítima de Violência;

Oficina para mulheres sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Biblioteca, espaço de leitura e atividades culturais;

Divulgação das atividades de contra turno escolar – Vila da Cidadania

Orientação educacional para o trânsito e mobilidade urbana;

Orientações e cadastramento de tarifas sociais de água/luz e informações sobre saneamento básico;

Informações sobre cursos de educação profissional do PRONATEC e matrículas para cursos de iniciação educação à Degustação e agendamento para curso Cozinha Brasil distância;

Atividades de esportes, lazer e recreação;

Telecentro;

Coral da Policia Civil;

Cavalaria e Batalhão de Trânsito;

Apresentação da Banda de Música da Policia Militar;

Ações do Programa Comunidade Escola;

Ações de voluntariado;