Mais de 22 mil alunos de 660 instituições de ensino municipais, estaduais, federais e particulares participam a partir desta sexta-feira (26) de uma das maiores competições entre estudantes da América Latina. A fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) acontece até 2 de maio em 14 municípios de todas as regiões do Estado.

Na fase regional são disputadas as modalidades de futsal, voleibol, basquetebol , handebol, xadrez, tênis de mesa e atletismo. Os alunos com deficiência também participam e competem no atletismo e futsal.

Na fase final – que neste ano acontecerá nos meses de julho e agosto – são mais de quinze modalidades em disputa. Desde o ano passado, a fase final dos Jogos Escolares é realizada nos mesmos moldes dos Jogos Escolares da Juventude (antiga Olimpíadas Escolares), que congrega, num primeiro momento, os alunos de 12 a 14 anos e, depois, em outra data, os alunos de 15 a 17 anos.

Segundo a coordenadora estadual dos jogos, Márcia Tomadon, a participação em massa das escolas mostra como a comunidade esportiva se interessa pelo evento. “Estamos muito satisfeitos com o comprometimento das pessoas que trabalham pelos jogos. Professores, a Secretaria da Educação, Secretaria do Esporte, Núcleos Regionais de Ensino e os próprios alunos. Houve um esforço muito grande para que houvesse a competição e estamos felizes que esteja acontecendo com números superiores aos do ano passado em algumas regionais”, disse Márcia.

FORMATO– Primeiro é disputada a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, onde as equipes campeãs das modalidades coletivas e os primeiro e segundo colocados das individuais avançam para a fase macrorregional, que neste ano vai acontecer entre 5 e 9 de junho. Após a macro, os campeões e vice-campeões das modalidades coletivas e individuais disputam a fase final. Em 2013, a fase final para alunos de 12 a 14 anos acontecerá em Guarapuava. A decisão para os alunos de 15 a 17 anos ainda não tem sede definida.

A primeira etapa da fase regional acontece nos municípios de Vera Cruz do Oeste, Cianorte, Cornélio Procópio, Capanema, Ubiratã, Rebouças, Ivaiporã, Ribeirão do Pinhal, Querência do Norte, Marialva, Castro, Santa Helena, Sengés e Cambé. A segunda etapa será em outras 17 cidades, além de Curitiba, entre 20 e 26 de maio.

CURITIBA– A sessão preliminar para a Regional de Curitiba, que congrega as escolas da capital, vai acontecer na próxima segunda-feira (29), a partir das 9h, no auditório da Secretaria do Esporte, em Curitiba. A partir das 14h30 acontecem ossorteiosdas chaves. Mais de 4 mil alunos, representando cerca de 100 escolas, devem participar da regional curitibana entre 10 e 16 de maio.