Da SMCS

Telão para transmissão dos jogos, mais de 70 atrações culturais locais e quatro shows nacionais farão parte da programação da FIFA Fan Fest de Curitiba, que vai acontecer na Pedreira Paulo Leminski durante a Copa do Mundo. Evento oficial da FIFA, que acontecerá em todas as cidades-sede do Mundial, a Fan Fest é uma maratona de entretenimento, planejada para fazer com que a população participe e se integre à festa do futebol, mesmo sem ir aos estádios.

erasmocarlos

Foto: SMCS

A programação na Pedreira acontecerá entre os dias 12 de junho e 13 de julho, com entrada gratuita. Nesse período, quatro atrações nacionais se apresentarão no local: Dudu Nobre (12 de junho), Jota Quest (23 de junho), Erasmo Carlos (4 de julho) e Raça Negra (13 de julho). Nos demais dias, shows de artistas locais animarão a festa.

“Criamos um projeto que garantirá conforto e segurança para os turistas e curitibanos que escolherem assistir aos jogos da Copa na Fan Fest, proporcionando uma experiência inesquecível mesmo para aqueles que não puderem ir ao estádio”, diz o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli. A Fundação é o órgão responsável pelo projeto executivo da Fan Fest de Curitiba.

Cordiolli explica que a organização inovou no formato e optou por realizar 14 dias de evento com uma capacidade máxima de 15 mil pessoas e os restantes com capacidade para 4 mil e 2 mil pessoas.

“O formato da Fan Fest apresentado pela Prefeitura de Curitiba foi muito elogiado pela FIFA”, diz o superintendente da FCC, Igor Cordeiro, responsável executivo do projeto.

Estrutura

A Fan Fest terá um “Espaço Kids” para recreação e diversão das crianças e várias ações de entretenimento dos patrocinadores. Haverá também local para venda de produtos turísticos da cidade e referentes à Copa do Mundo FIFA, bem como espaço de informações sobre programações culturais e de serviços para turistas. Além disso, diversos órgãos da Prefeitura, como a FAS, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Guarda Municipal atuarão diretamente no evento.

“Toda a infraestrutura de segurança está sendo planejada em parceria com os órgãos competentes para que os visitantes possam desfrutar dos jogos com todo o conforto e sem preocupação. Haverá áreas para atendimento médico, inclusive com estrutura de atendimento de emergência em alto padrão”, conta Cordeiro.

Em parceira com o Ippuc e a Setran, foi planejada uma área de mobilidade para o entorno do espaço, respeitando os moradores e comércio e facilitando o deslocamento e a entrada do público, garantindo a segurança de todos os presentes, organizadores e fãs.

Além das linhas de ônibus normais que levam à região, serão colocadas linhas especiais para a Fan Fest, que sairão da Praça Tiradentes, no Centro da Cidade. O público também será estimulado a chegar ao local de bicicleta, contando com um estacionamento para elas. Serão criados bolsões de estacionamento para carros em locais próximos com transporte até a Pedreira.

O horário de abertura dos portões será sempre as 10 horas e o fechamento as 22 horas.

O processo licitatório para definição da empresa que será responsável pela montagem e operação do evento já está aberto, com valor inicial de R$ 4.790.000, um dos mais baixos dentre todas as sedes da Copa.

Local

A Fan Fest de Curitiba estava inicialmente prevista para o Parque Barigui, mas foi transferida para a Pedreira devido a questões ambientais. Recentemente reaberta, a Pedreira recebeu investimentos, teve suas obras de revitalização concluídas e está preparada para receber grandes eventos.

Todas as cidades-sede da Copa terão espaço para a Fan Fest. O investimento total no evento é dividido com a FIFA, responsável pelos gastos com palco, iluminação e sonorização; e com a TV Globo, que pagará o cachê dos artistas nacionais e locais, além de ceder o sinal da transmissão e contribuir com a divulgação do evento.

Patrocínio e divulgação

A Fan Fest reserva espaços para patrocinadores da FIFA, onde as empresas podem realizar ações promocionais, como distribuição de brindes, com o custo todo bancado pelos próprios patrocinadores.

A cidade também negociou os direitos para venda de alimentação e bebidas e merchandising dos produtos relativos à Copa, contribuindo para diminuir o valor gasto com o evento.

“É importante ressaltar que Fan Fest fará parte das transmissões da TV Globo durante as partidas e boletins diários com imagens da festa serão disponibilizados pela FIFA para a imprensa em todo o mundo, contribuindo muito para a divulgação da cidade e de nossos artistas”, completa o presidente da Fundaçao Cultural, Marcos Cordiolli.

A Pedreira

A Pedreira Paulo Leminski teve sua liberação definitiva garantida pela Justiça no dia 10 de janeiro de 2014, após passar por obras de revitalização no valor aproximado de R$ 17 milhões. As intervenções garantiram que os equipamentos e acessos fossem reestruturados para atender às leis atuais de acessibilidade e segurança. As reformas incluíram ainda os sanitários, palco, pista, camarins e instalações elétricas.

Com isso, a Fan Fest contará com um espaço adequado e confortável, que também é um dos símbolos da capital paranaense. A Pedreira é o segundo ponto turístico mais visitado de Curitiba. É um local tradicional de espetáculos ao ar livre, que homenageia o poeta e jornalista curitibano Paulo Leminski. Artistas renomados já passaram por ela – nomes como José Carreras, Paul McCartney, AC/DC, Bon Jovi, David Bowie, The Killers, Beastie Boys, Pearl Jam, No Doubt, Sepultura, Milton Nascimento, Roberto Carlos, Iron Maiden, INXS, Pixies e Ramones.

A Pedreira possui um amplo portal de entrada que comporta a passagem de todo o público estimado. Há quatro pontos de saída, sendo dois de emergência, permitindo assim rápido esvaziamento do local (entre 7 e 10 minutos).

O espaço está situado na região Norte da cidade, dentro do Parque das Pedreiras, próximo a outros parques, em local de fácil acesso, com várias linhas de transporte público, vias alternativas e ciclovia ligando-a à região central. Fica a cerca de seis quilômetros do centro de Curitiba e a oito quilômetros do Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada), onde acontecerão os jogos da Copa do Mundo.

O Parque tem 103,5 mil metros quadrados de área e a Pedreira possui aproximadamente 48 mil metros quadrados, que serão reservados exclusivamente para o evento. O local tem capacidade para receber até 26 mil pessoas, porém a opção foi por utilizar o público máximo de 15 mil pessoas para a Fan Fest, garantindo assim amplo conforto aos participantes.