Por Marina Sequinel e Antônio Nascimento

reencontro-200514-bandab

Dos Estados Unidos, tia e prima falaram com a curitibana nesta terça-feira. (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

Um reencontro diferente e emocionante reuniu uma família curitibana na manhã desta terça-feira (20). Há quase 50 anos, dona Herna Vagner e mais duas irmãs, filhas de imigrantes poloneses, saíram da Vila Guaíra para buscar uma vida melhor em New Jersey, nos Estados Unidos. Lá, elas constituíram famílias e nunca mais retornaram ao Brasil ou entraram em contato com os parentes que deixaram na capital paranaense. Isso mudou depois que uma matéria foi postada no site oficial da Prefeitura de Curitiba.

“Eu e a minha filha, Cíntia, começamos a pesquisar na internet, principalmente. Eu tive notícias de minha sobrinha, Ivone, pela primeira vez no começo de abril, em uma reportagem sobre a Companhia de Habitação Popular de Curitiba [Cohab] no site da Prefeitura. Ela estava na foto que ilustrava a matéria”, explicou Herna em entrevista à Banda B.

reencontro-200514-bandab1

Ivone se emocionou ao conversar com a tia e a prima pelo computador. “Quero vê-las pessoalmente agora”, disse. (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

A filha dela foi persistente e não parou até descobrir como encontrar Ivone. E conseguiu. Com a ajuda de uma funcionária da Cohab, que trabalhou como tradutora, as duas conversaram pela primeira vez nesta terça-feira: Cíntia em inglês e Ivone em português. O contato foi feito pela internet.

“Eu nunca esperava que elas voltassem a falar com a gente. Foi uma baita de uma surpresa. De repente, a família voltou à vida para mim. Eu fiquei muito feliz em descobrir que tenho familiares maravilhosos como eles”, relatou Ivone, bastante emocionada. Ela mora no bairro Ganchinho, em Curitiba.

Nos próximos meses, a tia e a prima vêm ao Brasil fazer uma visita para a família. “Agora só falta a gente se reencontrar pessoalmente para um abraço bem forte. O jeito é esperar”, concluiu Ivone.