Bruno Henrique/Banda B
Reclamações graves afetam a saúde pública: lixos acumulados, água parada e disseminação de ratos

Problemas de infraestrutura da cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, estão mobilizando moradores a tomarem providências. No bairro Ferraria, região do Jardim Santa Ângela, ruas intransitáveis tomam conta dos trajetos do local. Buracos, valetas a céu aberto, poeira e muita paciência. Moradores estão tendo de arcar com custos como sacos de areia e baldes de água. A Prefeitura Municipal de Campo Largo foi procurada, mas ninguém se manifestou sobre o assunto até o fechamento desta reportagem.

A situação é ainda mais crítica nas ruas 3, 4 e 12. A Banda B acompanhou todo o trajeto na manhã desta terça-feira (19) e viu de perto o drama dos moradores.

Moradora há 28 anos da região, Gisele Machado afirma que tanto de carro quanto de a pé o caminho é difícil. “Quando chove fica muito pior. Temos carro, mas meu marido está optando em andar de moto por causa das ruas, não dá para andar. Ontem nosso carro entrou na valeta, tivemos que chamar um guincho”, reclama.

Ela ainda lembra que há algum tempo a prefeitura disponibilizava máquina patrola para fazer o nivelamento das ruas sem antipó, no entanto, segundo a moradora, este serviço não é mais feito há anos.

Já Luzia Ramos, que mora há 18 anos na região, sofre com problemas de locomoção. “Minha mãe é idosa e não consigo levá-la para nenhum lugar a pé. De carro, á impressão que o carro vai atolar a qualquer momento. É inabitável”, desabafa.

Outras reclamações graves afetam a saúde pública: lixos acumulados, água parada e disseminação de ratos. “Vejo um por dia rondando os terrenos dos vizinhos. É perigoso porque transmitem doenças”, diz o morador João Maria Clemente. Vários moradores contaram que a coleta de lixo é irregular e esporádica. “Enquanto isso, os lixos foram pelas ruas”, disse um morador.

De acordo com os moradores, eles estão comprando sacos de areia para amenizar os buracos e jogando água com mangueiras e baldes nas estradas em dias de sol por causa da poeira.

Resposta

A Banda B tentou entrar em contato por diversas vezes com a Prefeitura de Campo Largo sobre as denúncias dos moradores, até que por fim, foi informada que toda a cúpula da assessoria de imprensa estava em reunião.