Os shoppings da BRMALLS no Paraná se engajam na luta contra o aquecimento global. Neste sábado, dia 23 de março, cinco empreendimentos administrados pela empresa participam da Hora do Planeta, ação criada mundialmente pela organização não-governamental WWF Brasil.

A partir das 20h30, a fachada dos shoppings ficarão às escuras durante 60 minutos, em um ato simbólico que irá gerar uma economia de energia. A ação, que engloba o Catuaí Londrina, Catuaí Maringá, Crystal, Curitiba e Londrina Norte, faz parte de uma iniciativa para conscientizar a população sobre a necessidade do desenvolvimento sustentável.

Mobilização

Promovida pelo sexto ano consecutivo pela ONG internacional WWF, a ação convida pessoas de todos os cantos do planeta a ficar no escuro durante 60 minutos para mostrar que estão preocupadas e dispostas a fazer sua parte para combater o aquecimento global.

Esta será a quinta vez que o Brasil participa, oficialmente, da Hora do Planeta. Nos outros anos, sociedade civil, empresas e governos aderiram à mobilização e símbolos importantes do país – como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, e a Esplanada dos Ministérios, em Brasília – foram apagados durante os 60 minutos.

Mais de um bilhão de pessoas, em 152 países localizados nos diferentes continentes, participaram da ação em 2012. Nesse ano, para aumentar ainda mais o número de adeptos, o WWF tem uma novidade para os internautas: a campanha I will if you will. Trata-se de uma plataforma no YouTube, que já possui mais de quatro milhões de interações, que convida as pessoas a gravarem vídeos prometendo fazer loucuras para convencer outros cidadãos a se comprometerem com o combate ao aquecimento global.

Entre as loucuras propostas pelos internautas estão pedir o namorado em casamento, nadar com um tubarão branco, ficar 72 horas sem usar o celular e abrir mão da energia elétrica durante uma semana. Que tal aderir à Hora do Planeta 2013 e pagar para ver se os desafiantes, realmente, vão cumprir as promessa que estão fazendo na I will if you will?

As novidades da Hora do Planeta 2013 não param por aí: nesta edição, em homenagem ao Ano Internacional da Cooperação pela Água, proclamado pela ONU, o WWF pretende realizar ações que chamem a atenção da população para os desafios da gestão do recurso, que também têm relação com o aquecimento global. “90% da eletricidade do Brasil vem das hidrelétricas, que dependem dos rios, que dependem das chuvas, que dependem do clima, que está mudando como resultado do aquecimento global, que é resultado de muitas de nossas ações cotidianas. Está tudo interligado”, explica Maria Cecília Wey de Brito, CEO do WWF-Brasil.

Belo Horizonte e Brasília já confirmaram sua participação na iniciativa. Que tal também aderir a Hora do Planeta 2013 e começar a fazer a sua parte para resolver os desafios mais urgentes da humanidade? Apague as luzes da sua casa por uma hora no dia 23/03, a partir das 20h30, e, se possível, desligue também os aparelhos eletrônicos – como TV, computador e micro-ondas.

E, claro, adquira o hábito de economizar energia no seu dia a dia e não só na Hora do Planeta. Para se inspirar, assista ao vídeo oficial da iniciativa para o ano de 2013.