A busca de alimentos seguros, com rastreabilidade, sustentáveis e saudáveis será o tema de debate entre os representantes das principais Ceasas do Brasil, durante a HortiFruti Brasil Show 2013, que vai acontecer de 16 a 18 deste mês em Curitiba. O evento vai discutir o processo de transformação e modernização que o mercado de hortigranjeiro vem passando no Brasil e no Paraná e os benefícios da inovação tecnológica e o fortalecimento do mercado, por meio de parcerias internas e externas.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o presidente da Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento, Mário Maurici de Lima Morais, vão participar da abertura do encontro que será iniciado com uma palestra do médico Dr. Drausio Varella sobre Vida Saudável e Alimentos Saudáveis.

Além disso, será realizado o Encontro Nacional de Centrais de Abastecimento, promovido pela Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento (Abracen) que contará com a presença de diretores, técnicos e permissionários de todo o Pais. Esse encontro vai discutir a integração das Ceasas em um Sistema Nacional de Abastecimento e o desenvolvimento de uma política nacional de abastecimento, devendo envolver as práticas de produção e distribuição, agregação de valor na cadeia e integração entre a cidade e o campo, entre outros temas.

De acordo com o diretor presidente da Ceasa-PR, Luiz Dâmaso Gusi, nos próximos anos, muitas centrais atacadistas em todo o País deverão passar por reformas ou edificações de novos terminais. Na Ceasa-PR esse processo já começou com a construção das instalações da Central de Abastecimento de Maringá, dentro de padrões de maior eficiência logística.

Para Gusi, o processo de modernização das centrais atacadistas se estende aos produtores. Por isso, durante o encontro serão apresentadas também as inovações tecnológicas e ferramentas para aparelhar os produtores rurais para que estejam aptos a produzir com mais qualidade e produtividade, e, em alguns casos, atuando na fase de pré-processamento.

FÓRUM INTERNACIONAL – No campo internacional, o HortiFruti Brasil Show 2013 vai receber os empresários da região da Emilia Romagna, da Itália, que representam possibilidades de acesso às novas tecnologias da Europa para centrais atacadistas, utilizando a região como porta de acesso ao Mercado Europeu.

Segundo Luiz Dâmaso Gusi, com isto abre-se uma grande oportunidade para o fornecimento de equipamentos, máquinas, serviços, tecnologia para a toda a cadeia produtiva de produtos hortigranjeiros e flores, e este evento deve ser uma grande vitrine para o segmento.

O encontro vai acontecer de quinta-feira (16) até sábado (18) com a apresentação de palestras, painéis, reuniões e oficinas tecnológicas. Entre os temas que serão apresentados destacam-se os Principais Desafios do Setor de Hortigranjeiros na Europa; O Caso da Região da Emilia Romagna; Centro de Abastecimento Agroalimentar; Grande Distribuição Organizada, a Modernização da Ceasa do Paraná; Boas Práticas Agrícolas; Agroecologia na Europa; Qualidade da Água na Produção; Controle de Doenças nas Olerícolas; Segurança Alimentar; Design de Rotulagem e de Embalagem; Modelo do Mercado de Flores de Campinas; Organização da Produção de Flores através de Associativismo; Pequenas só no Tamanho – Melhoramento Genético e Tendências de Mercado para Produção de Mini Hortaliças.

Serviço: HortiFruti Brasil Show 2013.

Data: Abertura: 16 (quinta-feira).

Hora: 9h30.

Local: Ceasa Curitiba – Pavilhão Programa Social de Abastecimento Alimentar – BR 116 – Km 111, Nº 22.881 – Tatuquara.