O governador Beto Richa e a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participaram nesta quinta-feira (25/04) da abertura oficial da campanha do agasalho 2013, uma iniciativa do Provopar que conta com a parceria do Governo do Estado e empresas privadas.

A solenidade de lançamento da campanha Espalhe Calor aconteceu em Jacarezinho, durante a inauguração do Centro da Juventude Governador José Richa. “A campanha é feita antes que chegue o frio intenso para que possamos, com a ajuda de todos, garantir um inverno mais ameno, com mais carinho e mais calor humano para as famílias carentes do Paraná”, disse Beto Richa.

Segundo a secretária Fernanda Richa, é a primeira vez que a abertura oficial da campanha acontece no interior do Estado. A meta, neste ano, é atender 90 mil famílias em vulnerabilidade social, com a entrega de 180 mil cobertores de acordo com a presidente do Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski. Em Jacarezinho foram entregues 2.600 cobertores para 1.300 famílias cadastradas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

JUVENTUDE – O novo Centro da Juventude de Jacarezinho fica no bairro Aeroporto e atenderá cerca de 300 famílias que moram na comunidade carente do Jardim Paraíso. A capacidade de atendimento é de até 1.000 adolescentes, de 12 a 18 anos. “Esse local vai acolher nossa juventude, ofertar atividades saudáveis e evitar que os adolescentes fiquem expostos às drogas e a criminalidade”, afirmou Beto Richa.

O Centro da Juventude conta com cancha poliesportiva, teatro de arena, salas multiuso, auditório, pista de skate e piscina semiolímpica. Os adolescentes terão atividades esportivas, além de ações para o desenvolvimento pessoal e profissional.

O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria, disse que a cidade fez questão de homenagear o ex-governador José Richa. “Além de ter feito grandes obras de melhorias para a cidade e todo o Norte Pioneiro, José Richa tem sua história ligada à nossa, pois estudou aqui, prestou tempo de exército por aqui e ainda conheceu sua esposa em Jacarezinho”, contou.

Para o jovem morador do bairro Aeroporto, Leonel Carlos (17), “o centro vai tirar as crianças das ruas”. “Além disso, muitas mães e pais que trabalham vão poder deixar seus filhos aqui, onde estarão aprendendo através de várias atividades oferecidas”, afirmou.

A obra é uma realização do Governo do Estado, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). Para a implantação do centro foram destinados R$ 2,1 milhões do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Ao todo foram repassados R$ 74 milhões para a implantação de 29 centros em todo o Estado.

A unidade de Jacarezinho é o 19º Centro da Juventude inaugurado pelo Estado nos últimos dois anos. Desde 2011, já foram instaladas unidades em: Apucarana, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Foz do Iguaçu, Lapa, Maringá, Palmas, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, São Mateus do Sul, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Toledo e Umuarama.