098
Nos dias 4, 5 e 6 de outubro, mais de 150 pilotos vão acelerar fundo na reta do Autódromo Internacional de Curitiba,  os pilotos irão disputar a grande final do Campeonato Paranaense de Arrancada, a etapa Master Power. A competição promete trazer grandes disputas para a reta de 402 metros mais tradicional do país,  que além da final do Paranaense terá também mais uma edição do Desafio 201 metros.

Pelo Campeonato Paranaense a briga promete esquentar, já que 15 das 19 categorias  em disputada ainda não têm definido o campeão. Pela Força Livre Traseira, que conta com Chevettes e Fuscas turbinados, dois pilotos paranaenses têm chances do título, o atual líder Anderson Maltezo e o segundo colocado Marcos Martins, apenas 17 pontos separam um do outro. Já na Força Livre Dianteira, categoria dos veículos de tração dianteira mais rápidos do país, a disputa está ainda mais apertada, apenas 6 pontos diferem o catarinense Ivo Holts Jr (69 pontos) e o paulista João Roberto Tasso (63 pontos). A rivalidade também é grande na Dianteira Turbo A, que reúne veículos de tração dianteira turbinados e com pneus slick, os três primeiros colocados tem chances da conquista, o líder é o paranaense Juninho Menegatti, seguido de perto pelo paulista Marcelo “Tuxo” Prezotto e o também paranaense William Pinheiro. Na Traseira Super, separados por 6 pontos, os pilotos Diego Busato e Marcio Julio brigam pelo Campeonato. Já na Traseira Turbo, Celso Camargo lidera com o Opala turbo e, 20 pontos atrás, temos Jevan Dalla Valle, que também tem chances de vitória. Na categoria Traseira Original, três Opalas aspirados brigam pelo título. A liderança é do piloto Thiago Ferreira (43 pontos), que é seguido de perto por Raul Correa (40 pontos) e Adriano dos Santos (37 pontos). A Dianteira Turbo B, que reúne carros turbinados de tração dianteira com pneus radiais, é a mais disputada do campeonato, com nada menos que 8 pilotos com chances matemáticas de vitoria. Na primeira posição está o paranaense Vilson Ferreira (40 pontos), seguido pelo também paranaense Fabio Costa (33 pontos) e o manauara Wlad Carranza (33 pontos). Pela Dianteira Turbo C, categoria para turbinados de tração dianteira com limitações de alimentação, quatro pilotos tem chances de vitória. A liderança está com Carlos “Xandele” Brito (67 pontos), já em segundo lugar temos Julio Goetten (59 pontos). Na Street Tração Traseira, que traz novamente a tona a saudosa rivalidade entre Opala e Maverick, três pilotos tem chance de vitória. O líder é o paranaense Giovani Chemin (74 pontos), já em segundo lugar temos o paulista Lucas Miranda (53 pontos), e em terceiro, apenas 1 ponto atrás de Lucas, o também Paranaense Pedro Marcos Piska. Na Desafio 13.5, a liderança é de Dalton Busato, com o Opala V8 aspirado. Pela Desafio 14.5s, o primeiro lugar é de Antonio Schoreder (82 pontos), que compete com o Peugeot turbo, seguido pelo Andrey Jasper Filho (72 pontos), que com apenas 16 anos de idade, acelera um VW Gol turbo e é o piloto mais jovem da competição. Na Dianteira Original, o paranaense Alexandre Barranco sustenta a primeira posição. Na Dragster Light, a liderança é de Manoel Castañon, e na Dragster Junior, Isabela Porte.

As demais categorias já tem campeão definido: na Standard, o título é de Adilson Prizybicien, na Dianteira Super de Alberto Ohpis Jr, na Extreme 10.5, de Daniel Raniowski, com o belíssimo Opala V8 supercharger, e na Pro Mod, o campeão é o paranaense Roderjan Busato, com o Camaro bi-turbo.

Além da 5ª e última etapa do Paranaense de Arrancada 2013, será realizada também mais uma edição do Desafio 201 metros, evento que abre espaço para carros de rua participarem de uma prova organizada e com segurança, na distância de 201 metros. Diferente do Campeonato Paranaense, que é decidido pelo melhor tempo obtido após 5 largadas, no 201, as disputas acontecem no formato de eliminatórias.

Ao final do evento o público ainda poderá assistir o show de manobras radicais, com os malabaristas das 4 rodas queimando os pneus em manobras eletrizantes no autódromo.

 

 

Premiação para os pilotos

 

A Master Power, maior fabricante de turbo-compressores do Brasil, irá premiar os melhores pilotos nas categorias Turbo A, Turbo B, Turbo C e Turbo Traseira, com vale-desconto no valor de R$ 250,00 para compra de produtos Master Power na loja Força Livre Megastore. Está ação é uma parceria da Master Power com a Força Livre Motorsport, que também oferecerá vales-desconto no mesmo valor.

Dragster deverá levantar o público no Autódromo de Curitiba

 

O piloto paranaense Helder Gandolfo, que durante o campeonato participou da categoria Pro Mod com um Chevrolet Camaro V8, voltará a acelerar o Dragster com o qual conquistou diversos títulos e recordes nos anos anteriores. O Dragster de Helder Gandolfo é equipado com motor Chevy de 400 polegadas e blower. Com mais de 1500 cavalos, o carro, que tem um ronco ensurdecedor, deverá fazer a alegria do publico presente na Etapa Master Power!

Recolhimento de pneus para o tratamento de pista

 

Em busca de uma pista em ótima condição para o 20º Festival Força Livre de Arrancada, que acontecerá entre os dias 12 e 15 de dezembro, no Autódromo de Curitiba (Pinhais-PR), a Força Livre Motorsport pede aos competidores que encaminhem pneus de Arrancada (Drag Radial ou Slick) já usados a organização, para que sejam utilizados na formação de uma camada de borracha em toda a extensão dos 402 metros de aceleração. Os pneus descartados poderão ser entregues durante a 5ª e última etapa do Campeonato Paranaense de Arrancada.

Fonte: Força Livre Motorsport