O movimento de veículo é intenso em direção ao litoral desde o início da manhã deste sábado (9) nas estradas do Paraná. O destino dos viajantes são os litorais do estado e de São Catarina. Neste primeiro dia de feriado prolongado de Carnaval, a Ecovia – concessionária que administra a BR-277 – estima que 40 mil veículos deixem a capital rumo às praias durante todo o dia. Embora o tráfego esteja maior, não há informações sobre lentidão.

O maior movimento foi registrado entre as 9h e 10h, quando o fluxo chegou a 1,7 mil veículos em direção ao litoral. Este número é três vezes maior do que o normal registrado em finais de semana. No entanto, a Ecovia espera que o período da tarde registre número ainda maior – 2,9 mil carros entre 15h e 16h.

Nesta sexta-feira (08), o movimento em direção ao litoral ficou abaixo da expectativa da concessionária, que era de 33 mil veículos, em grande parte devido às condições climáticas. Durante todo o dia, pouco mais de 26 mil carros se deslocaram no sentido praias, com pico de 2 mil veículos entre 20h e 21h.

BR-376

Os foliões que seguem para as praias catarinenses pela BR-376, enfrentam alto fluxo de veículos. Desde as 6 horas o fluxo é três vezes maior que o normal, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Cerca de 2,3 mil veículos por hora estão sendo registrados.

Ainda, há pontos de congestionamento na saída de São José dos Pinhais, sentido Santa Catarina.

BR-116

Desde ontem, a Autopista Régis Bittencourt trabalha na Operação Especial de Carnaval para atender o movimento intenso na BR-116, que liga a capital ao estado de São Paulo. A Concessionária espera um aumento de tráfego de 20% durante o recesso de Carnaval, em relação aos dias normais. Os horários de maior movimento na BR-116 será até as 15h.

Por volta das 11h30, a concessionária registrou lentidão na pista sentido Curitiba, do km 449 ao km 457, na região de Registro, por causa das obras de reforço e alargamento da Ponte sobre o Rio Jacupiranga, que restringem o tráfego na faixa da direita. Os motoristas estão seguindo em meia pista. Na pista sentido São Paulo, o tráfego flui sem lentidão, na manhã de hoje.