Por Marina Sequinel e Bruno Henrique 

manifestacao-piraquara-220414-bandabfora

(Foto: Bruno Henrique – Banda B)

Moradores de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, se reuniram na manhã desta terça-feira (22) para protestar contra as más condições da rua Heitor Pallu. A manifestação reuniu cerca de 100 pessoas no Jardim Guarituba e dos Estados, que reclamam da falta de asfalto da estrada e dos buracos que prejudicam o trânsito no local. A Heitor Pallu é a principal rua de acesso para o Contorno Leste.

“Nós precisamos de tudo um pouco aqui. É uma tortura andar com carrinho de bebê nessa rua, porque nem calçada tem. Além disso, tem uma creche inacabada aqui, que é diariamente alvo de vândalos. A gente não aguenta mais”, desabafou a dona de casa Josielma Marcondes de Azevedo, de 42 anos, em entrevista à Banda B.

A população reclama também da precariedade da rede de esgoto e do saneamento básico. Segundo eles, os moradores passam de quatro a cinco dias sem água. “A nossa manifestação é pacífica e por uma justa causa. Nós estamos completamente abandonados, com essa buraqueira toda aqui, com os vândalos. A gente sente que o pouco dinheiro que é investido é jogado às traças”, completou o atendente de farmácia Paulo de Carvalho, de 46 anos, que também participou do protesto.

Resposta

Em nota, a Prefeitura de Piraquara informou que, desde o ano passado, realizou melhorias no bairro Jardim dos Estados. Todas as ruas da região foram recuperadas no final do ano, segundo o órgão. Em relação à rua Heitor Pallu, a Prefeitura destacou que executa manutenções periódicas na via e que já possui o projeto para viabilizar a pavimentação. Vale ressaltar que no bairro um Centro Municipal de Educação Infantil está sendo construído, e que a unidade de saúde Wanda dos Santos Mallmann, que atende a região, passa por reformas para melhorar o atendimento da comunidade.