Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

Foto: Juliano Cunha - Banda B

Foto: Juliano Cunha – Banda B

Faltando um dia para o fim do prazo para regularização do título eleitoral, longas filas se formaram no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Curitiba nesta terça-feira (6). De acordo com a chefe da 1ª zona eleitoral, Monica Turchenski, a prática de deixar para a última hora é característica comum do brasileiro, mas todos que chegarem até 19 horas no tribunal serão atendidos.

filatre3

Foto: Juliano Cunha – Banda B

“Atendemos durante todo o ano de 2013, todos os meses deste ano, mas infelizmente o brasileiro tem essa prática. Apenas nesta terça devemos fechar com 3 mil regularizações de título”, disse.

Durante os últimos dias, todos os eleitores que chegarem até as 19h receberão senhas de atendimento. Ontem, o TRE trabalhou até 22 horas para os atendimentos. Quem estiver com pendências não poderá votar nas eleições de outubro. O primeiro turno será no dia 5 de outubro.

Documentação

Para resolver as pendências, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo. Para quem vai tirar o título pela primeira vez, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar, no caso dos homens maiores de 18 anos.

Para transferir o domicílio, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. Algumas regras também devem ser observadas, como não ter pendências com a Justiça Eleitoral, morar no endereço atual há mais de três meses e ter tirado o primeiro título ou ter feito a última transferência do documento há pelo menos um ano.