O Palacete dos Leões, espaço cultural do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em Curitiba, recebe a partir de quinta-feira (28), a exposição “Pinturas Macias”, da paulista Flávia Fernandes. A mostra reúne oito pinturas e cinco gravuras. A abertura será às 19h. Os objetos partem de sensações naturais incorporadas pela artista e são feitos com materiais inovadores, como veludo, tinta sobre lona, terra, enchimentos e materiais coloridos.

Mestre em Artes Visuais com ênfase em Poética Visual pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Flávia Fernandes nasceu em São Paulo, em 1956, mas vive e trabalha em Florianópolis desde 1979. No início de sua carreira, que começou na década de 70, praticava a pintura em tela e depois imprimiu um estilo próprio trabalhando em madeiras recortadas, criando diferentes formas. Suas obras percorreram o Brasil e também Portugal, Itália, Inglaterra, Estados Unidos e Argentina.

Segundo Flávia, os trabalhos que serão expostos no Palacete dos Leões foram feitos nos últimos anos com base em percepções reais que cercam a natureza. “A obra ‘A noite desce seu manto’ passa a sensação de luz e escuridão, já a ‘Margem’ lembra as bordas de lugares e, outras remetem a lugares em si, como é o caso de ‘Duas Torres’ que representa a cortina de um teatro produzindo a sensação de estar no local”, comentou.

Serviço

Exposição: “Pinturas Macias”.

Abertura: 28 de março, às 19h.

Visitação: de 29 de março a 25 de abril, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.

Entrada: gratuita.

Palacete dos Leões

Avenida João Gualberto, n.º 570, Alto da Glória, Curitiba (PR).

Estacionamento: próprio e gratuito.