A vitória da Seleção Brasileira contra a Itália pelo placar de 4×2 foi a melhor apresentação após o retorno do treinador Filipão.

O treinador em questão está conquistando o confiança da torcida e, principalmente, dos jogadores com atitudes como a que teve com o atacante Fred, que não marcou gol nos dois primeiros jogos e acabou sendo substituído pelo Jô. Este balançou as redes duas vezes – fato que para muitos seria motivo para promovê-lo a titular.

Certamente, a mesma coisa deve ter passado pela cabeça do artilheiro Jô. E não poderia ser diferente, afinal, o retrospecto é favorável a ele. Nada disso, entretanto, aconteceu. A história foi escrita de outra forma.

Nesse sentido, usando da psicologia esportiva, Scolari conversou com o Fred e disse-lhe que, contra os Italianos, ele jogaria o tempo todo. Essa atitude trouxe tranquilidade para o atacante que fez dois gols, ficando com moral elevado.

É provável também que Felipão tenha conversado com o Jô, dizendo mais ou menos assim: “olha aqui, guri! Tu sabes que comigo não tem trairagem. Continua treinando forte que tu não vais te arrepender. Em 2014, tem a Copa do Mundo, entendeste?” É isso.