Da Redação

Foto: Juliano Cunha - Banda B

Foto e vídeo: Juliano Cunha – Banda B

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram a ser aplicadas com tranquilidade para a maioria dos estudantes do Paraná na tarde deste sábado (24). No estado eram 336.912 inscritos, mas como em todos os anos, já teve gente perdendo o exame por minutos de atraso. No Colégio Estadual Leôncio Correia, no bairro Bacacheri, a Banda B flagrou uma dessas perdas que aconteceram por alguns segundos (vídeo abaixo).

Neste primeiro dia, os 7,7 milhões de brasileiros terão 4h30 para resolver as 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os portões foram fechados às 13h em ponto (horário de Brasília) e as provas começaram a ser aplicadas meia hora depois. Por todo o Brasil há registro de candidatos que perderam as provas. Em Curitiba houve atraso em outros colégios, como o Estadual do Paraná.

Durante a prova, não é permitido portar materiais como lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, assim como qualquer tipo de dispositivos eletrônicos. Também não é autorizado o uso óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. Esses itens devem ser guardados – no caso de eletrônicos, desligados – antes do início do exame, em embalagem porta-objetos fornecida pelos aplicadores.

O candidato só pode deixar o local de prova depois de duas horas do início do exame. Quem quiser levar o caderno de questões para casa, terá que aguardar até 30 minutos antes do término do exame.