Do Portal do MEC

Mais de 8,7 milhões de pessoas estão inscritas para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, que será aplicado nestes sábado (8) e domingo (9) em todas as unidades da Federação. As provas serão realizadas em 1.752 municípios, totalizando 17.367 locais de aplicação.

enemFoto: EBC

Para o ministro da Educação, Henrique Paim, este é um momento muito importante para todos os participantes do Enem. “Cada um tem sua expectativa, cada um tem sua esperança de, a partir desse exame, ter um avanço social pela educação e crescer profissionalmente.”

Paim também lembra aos candidatos sobre a importância de observar o horário de entrada no local de provas – 12h, hora de Brasília – e o início do exame, ás 13h, também na hora de Brasília. Levar apenas caneta preta e transparente, documento oficial com foto e cartão de confirmação de inscrição, itens que asseguram o ingresso do estudante na sala de prova.

Regras

É importante que os candidatos estejam atentos às regras do exame. No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e 30 minutos para resolver as questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, serão cinco horas e 30 minutos para escrever a redação e resolver as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.

Nos dois dias de exame, os participantes devem apresentar documento original com foto, além de levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e o cartão de confirmação de inscrição.

Entre os materiais não permitidos estão lápis, borracha, lapiseira, caneta de material não transparente, livros e manuais, dispositivos eletrônicos, calculadoras, pen drives, mp3, tablets, relógios ou alarmes e receptores ou transmissores de mensagens. Armas de qualquer espécie (mesmo com documento de porte), óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorros e similares) não serão permitidos nos locais de prova.

Os telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos deverão ser desligados e guardados pelos participantes, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador na porta da sala de aplicação do exame. A embalagem deverá ser lacrada e mantida embaixo da carteira do participante até o final das provas.

A saída definitiva dos locais de prova está autorizada após duas horas do início do exame.