O governador Beto Richa e a comitiva de empresários paranaenses reuniram-se nesta segunda-feira (13), em Zagreb, com o ministro de Relações Exteriores da Croácia, Josko Klisovic. O encontro, realizado na Embaixada Brasileira na Croácia, fez parte de uma ampla agenda que o governador cumpre naquele país, como líder da missão comercial queprospecta investimentos para o Paraná e busca ampliar o intercâmbio com empresas da área da energia. A comitiva irá, também, à Rússia e França.

O encontro com o ministro Klisovic buscou estreitamento de relações entre o Paraná e a Croácia, com vistas a novos negócios. Foram apresentadas as potencialidades do Paraná para receber investimentos, a infraestrutura do Estado e o programa de incentivos fiscais Paraná Competitivo, responsável pela atração de R$ 20 bilhões em investimentos nos últimos dois anos, com a geração de 136 mil empregos.

“A nossa expectativa de atração de bons negócios para o Estado é muito positiva e espero obter resultados tão promissores quanto os conquistados quando estivemos em Paris, em 2011, junto à Renault”, disse Richa. Ele lembrou que, naquela ocasião, do encontro com o presidente mundial do grupo Renault/Nissan, foi confirmado investimentos de R$ 1,5 bilhão na fábrica em São José dos Pinhais, com a abertura de 2 mil postos de trabalho.

Richa e os membros da comitiva têm encontros com autoridades e empresários dos três países. Integram a comitiva o presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Lindolfo Zimmer; o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Edson José Ramon; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rommel Barion; o consultor Relações Internacionais do Estado do Paraná, Eduardo Pereira Guimarães; o empresário Carlos Henrique Gusso, vice-presidente da Campodoro-CHG Engenharia, e o cônsul da Croácia no Paraná e Santa Catarina, Ahmad Nasser.

CROÁCIA– Em Zagreb, além do encontro com o Josko Klisóvic, a missão paranaense se reúne com executivos da empresa Koncar, fabricante de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e distribuidora de energia elétrica. Beto Richa e a comitiva serão recebidos por Miroslav Poljak, do conselho de administração da empresa.

A comitiva tem encontro, também, na a Agência Croata de Investimentos e Competitividade, onde fará apresentações sobre o Paraná, e visitará a empresa Dok-ING, fabricante croata de carros elétricos.

Os paranaenses terão, ainda, audiência com o gerente de Relações Internacionais da Câmara Croata de Economia, Miroslav Karamakovic. O governador e a comitiva também serão recebidos no Ministério do Turismo e farão visita técnica à empresa que opera o trem elétrico de Zagreb (ZET). Encerra a agenda na Croácia uma reunião no Ministério da Economia, com a ministra Jelena Zrinski Perger.

RÚSSIA E FRANÇA– Entre quinta-feira (16) e terça-feira, o governador Beto Richa e a comitiva paranaense cumprem agenda na Rússia. Em Moscou, terão reunião com empresários do setor de energia, na empresa responsável pela fiscalização sanitária da Rússia e encontros na Embaixada Brasileira no país, que está organizando reuniões com investidores.

O destino seguinte da missão é a França, onde Richa terá reunião Carlos Tavares, presidente mundial da Renault, no dia 22. Além disso, o governador faz apresentação do Paraná para empresários na Câmara Brasil-França, em Paris.

Os paranaenses também vão conhecer a fábrica da Senoble, uma das maiores indústrias de produtos lácteos da França, que tem unidades produtoras de queijos finos, sobremesas geladas e iogurtes em várias regiões francesas e outros países europeus.

Representantes da empresa estiveram no Paraná neste ano para encontros na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. O interesse dos franceses foi conhecer detalhes da produção de leiteira estadual e as potencialidades do Estado no ramo da agroindústria.