Redação com Agência Brasil

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Foto: Agência Brasil

Cerca de 30% dos cursos de ensino superior avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012 apresentaram resultado insatisfatório, com notas 1 e 2 (de um teto de 5). O Enade é um teste do governo federal que serve para avaliar redes de ensino, públicas e privadas. A edição de 2012 avaliou 7.228 cursos de 1.646 instituições de ensino superior – participaram 536 mil estudantes concluintes, do penúltimo e último semestre de seus respectivos cursos.

A lista com as notas dos cursos avaliados foi divulgada nesta segunda-feira (7) pelo Ministério da Educação. É possível conferir o nome da instituição, a nota, a localização, a categoria administrativa (pública ou privada) e a organização acadêmica (faculdade, universidade e centro universitário) de cada local onde o curso é oferecido. (Confira a lista clicando aqui – pdf. Revista Veja)

Foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados. Ao todo, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram o exame.

Entre 2009 e 2012, a proporção de cursos com conceito 3 subiu de 37,8% para 43,9%; com conceito 4, de 9,7% para 19%; e com conceito 5, o mais alto, de 1 % para 5,4%. Segundo o Ministério da Educação, as notas a partir de 3 são consideradas satisfatórias. Tanto os cursos das instituições públicas quanto das privadas tiveram avanço no conceito. Nas públicas, os cursos com conceito máximo passaram de 4,3% em 2009, para 17% em 2012. Os cursos com nota 4 passaram de 24,5% para 29,8%. Nas privadas, o índice passou de 0,4% dos cursos com conceito 5 em 2009, para 3,5% em 2012, já os com nota 4 passaram de 7,1% para 17,3%.

O representante do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, Paulo Cardim, diz que a avaliação por si só não reflete a realidade do ensino no país. Segundo ele, não há uma exigência de compromisso do estudante com a avaliação, que pode, por exemplo, deixar as respostas em branco, sem ser punido.

O Enade tem o maior peso na avaliação do curso. O ensino superior, continua Cardim, deve ser avaliado de acordo com a lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) – Lei 10.861/2004 – que inclui vários aspectos e leva em consideração as especificidades de cada instituição. Cada um dos aspectos deve ter o mesmo peso, avalia o representante.

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) não se pronunciou sobre o resultado do Enade. Segundo a assessoria de imprensa da associação, os reitores estão analisando os dados e devem se reunir nesta terça-feira (8) para discutir os resultados.

Jornalismo

Os cursos de jornalismo tiveram a maior porcentagem de desempenho satisfatório no Enade de 2012, 83% em todo o país obtiveram conceito acima ou igual a 3. Os cursos são seguidos de perto pelos de psicologia, 82,26% tiveram conceito satisfatório, e relações internacionais, 76,92%.

Em relação à localização, a maior porcentagem dos cursos satisfatórios está na Região Sul (77,62%). A região concentra também a maior porcentagem dos cursos com conceito 5 (6,27%). Ao todo, 1.372 cursos foram avaliados na região. É no Centro-Oeste que está a maior parte dos cursos insatisfatórios 40,59% dos 611 avaliados.

O Sudeste concentra, em número, a maior quantidade de cursos avaliados, 2.923. Desses, 68,73% são considerados satisfatórios. No Norte está a menor quantidade de cursos, 355, pouco mais da metade (58,87%) com conceito satisfatório. No Nordeste foram avaliados 1.045 cursos, 64,21% foram considerados satisfatórios.