Por Luiz Henrique de Oliveira e Geovane Barreiro

Insatisfeito, o morador no ‘Jardim Paraíso’, Lautinir Machado dos Santos, quer uma atitude por parte da Prefeitura de Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba, e também da Sanepar. Ou eles solucionam os problemas do bairro ou o mudam de nome, porque de ‘Paraíso não tem nada’. “Estamos sem água, com as ruas esburacadas e às vezes nem coleta de lixo tem”, reclamou.

A mudança de nome foi uma brincadeira por parte de Lautinir, o que ele e os moradores querem mesmo é alguma atitude com urgência. “Estou indignado com a falta de responsabilidade das autoridades. Estamos há quase uma semana sem água, está tudo seco no Jardim Paraíso. A gente vai reclamar e ninguém da satisfação”, esbravejou em entrevista à Banda B nesta segunda-feira (10).

Em seguida, Lautinir disparou a ‘metralhadora’ do desabafo para outros serviços públicos. “Aqui tem umas valetas imensas que a gente corre risco todo dia. A coleta de lixo vem ‘de vez em nunca’. Tomara que com a reportagem pelo menos eles nos deem uma resposta”, concluiu.

A Banda B entrou em contato com a Sanepar e também com a Prefeitura de Rio Branco do Sul. A Sanepar falou sobre o caso por meio de nota:

“Equipe da Sanepar vai agendar o cadastramento do imóvel com o sr. Lautinir, que, assim, passará a ter um número de matrícula e receber a fatura mensal. A operação do sistema de abastecimento desta região está sendo revisada, para amenizar as dificuldades locais de falta de água”.

A Prefeitura de Rio Branco do Sul também respondeu à reportagem.

Em contato realizado junto a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Obras obtive a seguinte resposta sobre o problema ocorrido:
O problema foi pontual e ocorreu em função das obras da Sanepar no bairro.

A Sanepar esta se instalando em todo o município, e em seus trabalhos de instalação de encanamento abre valetas nas ruas e calçadas, e isso tem gerado uma série de transtornos aos moradores, dos quais a Prefeitura tem constantemente tendo que intervir.

Neste caso em específico as obras da Sanepar acabaram obstruindo o acesso do caminhão de Lixo em uma rua do bairro, o que acabou causando a falta de coleta nesses dias relatados.

As Secretarias de Obras e de Desenvolvimento Urbano estão trabalhando para resolver os problemas do bairro e já estão tomando as providências para melhorar a situação do Bairro jardim Paraíso.