48 famílias de pequenos agricultores em seis municípios paranaenses receberam nesta sexta-feira (03) as chaves de suas novas casas, construídas em uma parceria da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Caixa Econômica Federal e prefeituras.

As entregas aconteceram nos municípios de Ângulo, Colorado, Doutor Camargo, Floresta, Ivatuba e Nossa Senhora das Graças. Foram investidos R$ 1,2 milhão, que possibilitam às famílias beneficiadas pagarem quatro parcelas anuais de R$ 285 pelas novas casas. O restante do valor é financiado pela Caixa Econômica Federal, havendo também subsídios do governo estadual quando necessário.

“O Governo do Paraná trabalha com a meta de atender 110 mil famílias paranaenses, sendo 10 mil na área rural, promovendo a maior política habitacional da história do Estado”, afirmou o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche.

Em dois anos de gestão, a Cohapar alcançou o número de 5,3 mil famílias rurais atendidas. Os números, segundo Chaowiche, demonstram o cumprimento das metas do governo estadual.

O gerente do escritório regional da Cohapar de Maringá, Djalma Timóteo da Silva, explicou que a companhia está à disposição de todos os municípios e a preocupação é prestar atendimento aos mais necessitados. “Este é um trabalho de parceria que tem feito a diferença para as famílias do campo”, contou o gerente. “Sem as cidades, os campos permanecerão, mas sem os campos as cidadas morrerão, por isso temos que dar o valor devido a estas famílias”, concluiu o gerente.

Para o gerente regional da Caixa, Paulo Marinho, os resultados são positivos, pois os todos os parceiros envolvidos abraçaram a causa. “A missão da Caixa Econômica Federal é promover a cidadania com qualidade de vida, o que tem ocorrido em diversos municípios do Paraná graças a parceria que temos com o governo do Estado através da Cohapar”, declarou Marinho.

Segundo o prefeito de Ivatuba, Robson Ramos, o programa é diferenciado por incentivar a permanência da população nas áreas rurais. Fator apontado também pelo prefeito de Floresta, José Ruiz. “A Cohapar tem ajudado a população rural a conquistar a casa própria, fixando o homem no campo” disse Ruiz.

Os deputados estaduais Evandro Júnior e Wilson Quinteiro também participaram dos encontros e elogiaram o trabalho. “A união dos governos federal e estadual tem dado agilidade aos programas habitacionais e, com isso, estão realizando um feito inédito no Paraná”, afirmou Evandro Júnior, enquanto Quinteiro destacou a recuperação da Cohapar, que tem sido, segundo o deputado, mais atuante desde o início do governo Beto Richa.

MOTIVAÇÃO RENOVADA – Ao falarem sobre sua nova casa, o agricultor Antônio Mantovani e sua esposa Maria Lucia não esconderam a felicidade pelo momento vivido. “Nós sempre gostamos de viver no campo, e agora, com essa casa, eu tenho a certeza de que vamos continuar aqui por muito tempo”, revelou Maria, sorridente.

Também estiveram presente o gerente regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, de Maringá, Romualdo Faccin, e os prefeitos de Doutor Camargo, Sérgio Reis, e Ângulo, Pedron Vincentin.