Mais de 200 profissionais de turismo e formadores de opinião do Uruguai conheceram um pouco dos encantos e belezas do Estado do Paraná através da 11ª edição do “Goal to Brasil”. O evento, promovido pela Embratur, aconteceu nesta semana no Radisson Montevideo Victoria Plaza Hotel, em Montevidéu, e teve como objetivo levar informações sobre os destinos turísticos das cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 aos principais mercados emissores de turistas para o Brasil.

Segundo o secretário de Turismo do Paraná, Jackson Pitombo, os países que integram o Mercosul são a grande aposta de fluxo turístico para os eventos esportivos dos próximos anos. “A receptividade foi excelente quando apresentamos o vídeo da campanha Paraná: Prazer em conhecer, que destaca as belezas naturais de Foz do Iguaçu, Vila Velha, Canion Guartelá, Ilha do Mel, entre outros atrativos”, destacou.

Pitombo também avaliou como positivo o encontro com a ministra do Turismo e Esporte do Uruguai, Liliam Kechichian. “Após a visualização do vídeo: Paraná: Prazer em conhecer, a ministra mostrou interesse em intensificar o intercâmbio entre turistas do Uruguai e do Paraná através de uma política de incentivo ao turismo”, adianta.

Durante conversa com jornalistas e o trade, Pitombo ressaltou a importância do turismo para a movimentação da economia do país e detalhou as iniciativas do Paraná nos preparativos para os próximos eventos. “Ao encontro da orientação do governador Beto Richa as Secretarias Estaduais vêm desenvolvendo e executando projetos de infraestrutura e de melhoria da qualidade de vida das populações visando também oferecer aos visitantes melhores condições de conforto e segurança”, disse.

Na América do Sul, o Uruguai é o segundo maior emissor de turistas ao Brasil, tendo a frente somente a Argentina. Em 2010, o Uruguai ocupava o quarto lugar, e em 2011 passou a ocupar o terceiro no ranking geral de emissores de turistas para o Brasil.