Por Caio Porthus

Coxa precisa da vitória para voltar a respirar na competição (Foto: Divulgação/Coritiba)

Coxa precisa da vitória para voltar a respirar na competição (Foto: Divulgação/Coritiba)

Na Fonte Nova, domingo (7), às 18h30, Coritiba e Bahia se enfrentarão numa partida entre duas das quatro piores equipes da Série A do Campeonato Brasileiro até o momento. 19º, com 16 pontos contra 18º com os mesmos 16 pontos. Apesar de uma posição acima, o Coxa leva vantagem apenas no saldo de gols (-4 contra -6). A equipe vencedora terá oportunidade de sair da Zona de Rebaixamento, pois com 19 pontos, é possível ultrapassar o 17º Criciúma e o 16º Palmeiras, que tem 17. Ainda sim, teriam que torcer contra as duas equipes para escapar nem que seja por alguns dias da temida ZR.

O Coritiba vêm de uma partida traumática contra o Flamengo no Maracanã. Após ter vencido por 3 a 0 no Couto Pereira, o Coxa levou os mesmos três gols e acabou eliminado nos pênaltis. O jogo foi marcado por muitas polêmicas envolvendo a arbitragem, que claramente prejudicaram o clube do Alto da Glória. A missão agora é conquistar uma vitória fora de casa contra um rival direto na briga pela fuga da Zona de Rebaixamento e deixar o péssimo dia para trás.

Rosinei foi a grande novidade do Alviverde no jogo contra o Rubro-Negro carioca, após mais de 70 minutos em campo, o ex-jogador do Atlético-MG recebeu elogios por todos os membros da staff Coxa-Branca e pelo torcida também. Apesar disso, nada pode fazer para evitar a desclassificação. No domingo, o camaronês Joel estará à disposição de de Marquinhos Santos e pode pintar na equipe para ajudar o ataque Alviverde.

De portões fechados, Bahia precisaria mais do que nunca do apoio de sua torcida

Se a situação não é fácil no Alto da Glória, o Tricolor baiano está na mesma. Com o mesmo número de pontos e dois de saldo a menos, o Bahia não demonstra possibilidades de reações, e cada rodada que passa fica com mais cara de rebaixado. Ainda faltam 20 jogos, portanto, tempo a equipe tem. Um dos motivadores poderia ser a torcida, mas a média de 12.444 espectadores não está animando a diretoria e jogadores (a média prevista era de 27 mil). Para ajudar, o Tricolor de aço jogará de portões fechados contra o Coritiba, bem quando precisa do torcedor para apoiar o time a sair da Zona de Rebaixamento.

FICHA TÉCNICA

BAHIA X CORITIBA

Local: Fonte Nova, em Salvador (BA).
Data: 7 de setembro de 2014.
Horário: 18h30.

Bahia: Marcelo Lomba; Roniery, Demerson, Titi e Guilherme Santos; Rafael Miranda, Léo Gago, Diego Macedo e Emanuel (Fahel); Rhayner e Kieza.
Técnico: Gilson Kleina.

Coritiba: Vanderlei; Norberto, Welinton, Leandro Almeida e Carlinhos; Gil, Rosinei, Robinho e Martinuccio; Élber e Zé Love.
Técnico: Marquinhos Santos.