Por Elizangela Jubanski e Daniela Sevieri

Durante todo o sábado (25), o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Pinhais recebe a comunidade para uma edição especial do Espaço da Comunidade. São as comemorações dos 25 anos do município com atividades recreativas, esportivas e culturais, totalmente gratuitas. A programação é de iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e acontece até as 17 horas.

Para integrar também as comemorações, atendimentos e orientações médicas estão sendo feitas em algumas unidades de saúde de Pinhais. A secretaria municipal da saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, disse à Banda B que as avaliações acontecem nas áreas de neurologia, nefrologia, reumatologia, cardiologia, fonoaudiologia e nutrição.

“Nosso objetivo foi viabilizar, junto às comemorações do aniversário de Pinhais, alguns serviços que estávamos com filas de espera. Oportunizamos, então, o atendimento para avaliação, assim como pequenas cirurgias para que possamos agitar o agendamento. Mas, nesse primeiro momento, foi buscamos algumas especialidade que não temos gestão direta no município. Então, proporcionamos só no dia de hoje uma atendimento de cerca de dois mil pacientes, uma avaliação bem positiva”, conclui a secretária.

A moradora Nanci Kullack Pelaquim, de 60 anos, levou o esposo Idevaldo Pelaquim, 69, para uma avaliação neurológica na Unidade de Saúde Weissópolis. Ela chegou no local por volta das 9h30 e ficou surpresa com o atendimento. “Isso é muito bom, tinha muita gente na fila, mas de repente acabou. Fomos atendidos muito rápidos, mas muito bem atendidos, gostei demais, o médico e todas as pessoas bem atenciosas”, elogiou.
Para o secretário de Cultura Esporte e Lazer, Bruno Sitima, é primordial a participação da população. “Ofertamos esta atividade, periodicamente como forma de proporcionar momentos de prazer, socialização e descontração em família. E para isso, contamos sempre com a presença da comunidade ainda mais nesta edição especial pelo aniversário do município”, afirma. No evento são oferecidas as seguintes atividades: brinquedos infláveis, cama elástica, balão pula-pula, cabine de transformação, tobogã, entre outros.

Serviço

O Espaço Comunidade deste sábado (25) acontece no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que fica na Rua Rio Trombetas, 828, no bairro Weissópolis.