Por Marina Sequinel e Luiz Henrique de Oliveira

Você já imaginou ter a quem recorrer se o seu gato ou cachorro desaparecer de casa? Essa é a função do detetive de animais Francisco Aguiar, que se dedica à profissão desde 1986 na cidade de São Paulo. Ele busca amenizar a dor de centenas de pessoas que sofrem com a sensação de não ter nenhuma pista sobre o paradeiro do bicho de estimação.

Francisco é o destaque do programa da Rádio Banda B Bom Dia Trabalhador, que vai ao ar neste domingo (17) às 6h. “Eu nunca passei um mês sem procurar um animal. São muitos e muitos casos, que aumentam mais a cada dia. É até difícil atender a demanda”, revelou ele em entrevista à reportagem.

detetive-animais

(Foto: Divulgação/detetivesdeanimais.com.br)

Nascido em Paranavaí e pioneiro na profissão, o detetive começou a carreira procurando o cachorro do tio. “Desde então, não parei mais. Claro que eu não encontro todos, mas posso dizer que tenho 70% de êxito nos casos”, completou Francisco.

Ele explicou que, antes de qualquer coisa, faz uma avaliação do caso e informa ao cliente quais as verdadeiras chances de identificar o paradeiro do animal. A partir daí, é preciso correr contra o tempo e respeitar as condições e o espaço de cada bichinho.

“Eu sou uma pessoa calma, não faço nada com pressa e uso tudo o que aprendi no curso de Psicologia para realizar o meu ofício. Cada cãozinho, dependendo do modo como é criado, apresenta uma determinada dificuldade quando vai para a rua. Nós precisamos estudar isso e agir o mais rápido possível”, disse o detetive. Segundo ele, é importante começar a procurar o animal assim que se percebe o desaparecimento.

Depois de cinco a sete dias após o sumiço, o cachorro entende que não está em casa e começa, enfim, a ter afetividade com pessoas diferentes. “Ele jamais vai esquecer o dono, mesmo depois de muito tempo. Alguns chegam a desmaiar de tanta emoção no reencontro, é algo impressionante, uma das coisas mais incríveis na profissão”, concluiu Francisco.

Bom Dia Trabalhador

O detetive de animais é o destaque do quadro Gente Que Trabalha do programa Bom Dia Trabalhador deste domingo. Para mais informações, é só sintonizar na Rádio Banda B AM 550 às 6h da manhã. Com uma hora de duração, o programa sempre traz curiosidades e tira todas as dúvidas sobre as questões relacionadas ao âmbito profissional.