Por Felipe Ribeiro*

A chegada da lua cheia será marcada por um fenômeno conhecido como eclipse penumbral. Ele poderá ser visto nesta sexta-feira (10) em toda a América do Sul e em pelo menos outros três continentes, mas, como parece ser tradição, Curitiba deve ter tempo encoberto e prejudicar a vista de quem pretendia ver o fenômeno por aqui.

Reprodução

De acordo com o meteorologista Tarcísio Valentin da Costa, do Instituto Tecnológico Simepar, não há previsão de chuva, mas o tempo deve estar bem dublado durante a noite. “A chance é bastante pequena, em algum momento o tempo pode até abrir, mas é bem difícil. As nuvens devem perdurar até pela circulação das nuvens”, disse.

O eclipse penumbral é um fenômeno astronômico que ocorre quando a lua entra na região da penumbra da Terra e resulta em uma variação do brilho da lua que dificilmente é notada. A sombra projetada pela Terra tem duas partes denominadas umbra e penumbra. A umbra é uma região em que não há iluminação direta do Sol e a penumbra é uma região em que apenas parte da iluminação é bloqueada.

Nas cidades em que está em vigor o horário de verão, o fenômeno tem início previsto para as 20h34. A fase máxima do eclipse está prevista paras as 22h44 de hoje.

Tempo para o fim de semana

Para o fim de semana, há previsão de chuvas para Curitiba e Litoral. “As temperaturas permanecem elevadas até domingo e devem ficar na casa dos 28°C na capital. As pancadas de chuva estão previstas mais para o fim do dia, mas também podem ocorrer chuviscos pela manhã no Litoral”, concluiu Valentin da Costa.

Nas praias, a tendência é de temperaturas acima dos 30°C.

*Com informações da Agência Brasil