Dois roteiros marcam o final de semana das Caminhadas Internacionais na Natureza realizadas no Paraná. No sábado (04) o município de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, receberá o circuito Caminhos dos Ambrósios. No domingo (05) será a vez do município de Nova Fátima, na região Norte do Estado, onde será realizado o circuito Caminhos de Fátima.

As caminhadas oficiais pertencem ao projeto Caminhadas na Natureza no Paraná e são ações do Governo do Estado, realizadas por intermédio da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento e Emater Paraná, e têm o objetivo de ajudar e fortalecer a agricultura familiar e também incentivar o turismo rural.

Segundo a bióloga Leonete Brambila, responsável estadual de Turismo Rural da Emater, além de estimular a prática esportiva e favorecer o condicionamento físico, o projeto auxilia também a oportunidade de diversificação econômica nas regiões onde as caminhadas acontecem, contribuindo para a sustentabilidade das propriedades rurais.

“Temos tido uma boa média de participantes nos circuitos. O responsável pela caminhada é sempre o município anfitrião. É a organização local que trabalha os detalhes do percurso e decide em conjunto com a comunidade quais os locais por onde os caminhantes irão passar”, diz – Brambila.

Outro atrativo do projeto é o incentivo ao turismo rural no interior do Estado. “O projeto ajuda a promover a comercialização dos produtos artesanais, divulgando as propriedades que já trabalham com o turismo, estimulando os agricultores que estão iniciando a atividade e promovendo ainda a economia do município”, explica a técnica da Emater.

O circuito Caminho dos Ambrósios, em Tijucas do Sul, terá 12 quilômetros e é composto por trilhas históricas por onde passavam tropeiros vindos do Rio Grande do Sul com destino a São Paulo. No trajeto o caminhante percorrerá trechos em propriedades rurais e paisagens com rios. Os participantes terão ainda opções de café e almoço rural.

Em Nova Fátima a organização do circuito Caminhos de Fátima programou também outras atrações para os caminhantes. Numa das paradas do percurso de 13 quilômetros haverá, no Sítio Zani, degustação de frutas. No término da caminhada os participantes terão a disposição de lanches e entrega de mudas de árvores para os participantes patrocinados pelo Viveiro Esplanada.

As Caminhadas têm ainda apoio das prefeituras municipais onde são realizados os circuitos, da organização não governamental Anda Brasil, do Grupo de Turismo e Produção Associada, e Turismo Rural na Agricultura Familiar – Rede Traf.

SERVIÇO: Caminhada Internacional na Natureza, Tijucas do Sul.

Circuito Caminhos dos Ambrósios.
Dia: 4 (sábado).
Local de concentração: 9 horas, na Capela Nossa Senhora de Fátima – Comunidade do Postinho.
Previsão de saída: 9h30.
Percurso: 12 quilômetros

Opções:
Café rural: R$ 7 a partir das 8h30.
Almoço rural: R$ 20 a partir das 12h30 – Barracão da Capela Nossa Senhora de Fátima. Cardápio: churrasco, salada, maionese e risoto.
Mais informações e inscrições: Prefeitura Municipal de Tijucas do Sul – Secretaria de Turismo 41- 3629-1230, ou nos endereços eletrônicos [email protected], ou [email protected]
Obs: As reservas para café e almoço no mesmo contato.

Caminhada Internacional na Natureza, Nova Fátima.

Circuito Caminhos de Fátima.
Dia: 5 (domingo).
Local de concentração: Lanchonete do Clauberto, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, próximo da Rodoviária.
Previsão de saída: 8h15.
Percurso: 13 quilômetros.
Previsão de Saída: 8h15.
Mais informações e inscrições: 43-9915-2796, com Reginaldo de Castro, ou no endereço eletrônico: [email protected]