Da SMCS

O serviço Disque Solidariedade, que funciona em Curitiba através da Fundação de Ação Social (FAS), está pedindo à população doações de camas, geladeiras, fogões, carrinho de bebê, berços, armários e pias de cozinha. Esses móveis, eletrodomésticos e equipamentos serão destinados às vítimas da chuva que atingiu Curitiba em junho, prejudicando 16 mil pessoas. Quem quiser doar pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Prefeitura de Curitiba através do número 156.

fas

(Foto: Divulgação SMCS)

As famílias que recebem doação do Disque Solidariedade vivem em situação de risco e vulnerabilidade social e são cadastradas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Em junho deste ano, quando a capital foi atingida por fortes chuvas, o serviço foi uma ferramenta fundamental para os atendimentos de emergência.

Logo nas primeiras horas após as fortes chuvas, os CRAS das regiões mais afetadas deram início ao atendimento emergencial às famílias. “Colchões e cobertores foram os itens de primeira importância encaminhados para as regionais. Agora entramos em outra etapa, auxiliando no recomeço de centenas de pessoas que perderam seus bens naqueles dias”, disse a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet.

A média de encaminhamentos de doações para as famílias em situação de risco é de 300 por mês. Em julho, logo após as enchentes, este número dobrou. “As pessoas estão começando do zero. Os moradores de Curitiba sempre dão exemplo de amor ao próximo e por isso temos a certeza que todas as famílias serão atendidas”, disse Marcia.

Desde o começo do ano, mais de 8,2 mil protocolos foram abertos acionando o Disque Solidariedade para a busca de doações. Este número já garantiu o atendimento de 2.337 famílias. De acordo com o coordenador do serviço, Luis Carlos Costa, entre a abertura do protocolo e a retirada das doações, o prazo é de no máximo 30 dias.

“Nossa orientação é para que as pessoas quem tiverem roupas para doar busquem os postos de coleta da campanha Doe Calor, pois as coletas acontecem diariamente. Dessa maneira, podemos concentrar os trabalhos dos demais veículos da frota do Disque para o recolhimento de móveis e eletrodomésticos, diminuindo o tempo entre a solicitação para doar e a entrega a quem para quem está esperando”, explica o coordenador. Os postos de coleta da Doe Calor estão disponíveis no site www.doecalor.com.br.

As pessoas que preferirem podem trazer suas doações diretamente na sede da FAS, onde funciona o Disque Solidariedade, na Rua Eduardo Sprada, 4.520, no Campo Comprido.