Por Marina Sequinel, Luiz Henrique de Oliveira e Geovane Barreiro

GENTE

Ser mãe é uma mistura de amor e trabalho. A motorista de ônibus Diva Messias de Almeida, de 44 anos, e a educadora Jaqueline Jordão, de 32, que o digam. As duas são apenas duas das milhares de mães que vivem para garantir o melhor pelos filhos. Elas são o destaque do programa do Bom Dia Trabalhador da Rádio Banda B, que vai ao ar neste domingo (11) a partir das 6h.

Diva, por exemplo, é responsável por levar muitas mulheres a vários lugares todos os dias, inclusive ao encontro de suas crianças depois de um dia duro de trabalho. Mãe de três filhos, ela decidiu se tornar motorista de ônibus de linha em Curitiba para garantir o sustento da casa. “Nunca foi fácil dizer para eles, ainda pequenos, que eu tinha que sair de casa para trabalhar e deixá-los com a vó ou na creche. Eles só entenderam depois que eu expliquei de onde vinham as coisas que eles pediam e eu comprava. Tudo o que eu fiz, por tudo o que eu batalhei, sempre foi por eles”, relatou ela, emocionada, em entrevista à Banda B. (Ouça o áudio no player acima)

educadora-090514-bandab

A educadora Jaqueline ‘esbanja’ amor e carinho pela filha de cinco anos. (Foto: arquivo pessoal)

Ela começou a carreira ainda como cobradora há cinco anos. Depois de fazer um treinamento de oito meses, Diva passou a ficar na frente do volante dos coletivos da cidade. Uma das linhas em que ela trabalha é a Inter 2. Apesar de gostar do que faz, nada é mais gratificante do que chegar em casa e poder, enfim, ficar com os filhos. “A melhor coisa é dar atenção e carinho para eles”, completou ela.

A educadora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Atuba, Jaqueline Jordão, é outra mãe coruja, oficialmente, de uma menina de cinco anos. “Oficialmente” porque, na prática, na profissão que escolheu, ela acaba sendo mãe 24 horas por dia, de dezenas de crianças. “É maravilhoso lidar com os pequenos de diferentes culturas. Lógico que é um desafio diário, cuidar deles, ver se eles estão bem, mas é simplesmente incrível”, afirmou a educadora, que atua na função há 11 anos.

De acordo com ela, tão importante quanto realizar bem o trabalho durante o dia é jamais deixar de dar atenção para o próprio filho. “A mãe que trabalha com criança tem que chegar em casa e cuidar do seu, saber como foi o dia dele, o que ele fez e passar um tempo com ele. Não adianta eu ficar cuidando dos filhos dos outros e não dar carinho para a minha filha. Por isso, eu sempre fico com ela o máximo que posso”.

Diva e Jaqueline são apenas dois exemplos do que o amor de uma mãe pode realizar. Afinal, segundo elas, ser mãe pode ser uma mescla de amor e trabalho, mas é, com certeza, mais o primeiro. “Eu quero mandar um abraço para todas as mães do Brasil”, concluiu a motorista de ônibus.

Bom Dia Trabalhador

As mães serão as homenageadas no quadro Gente Que Trabalha do programa Bom Dia Trabalhador deste domingo. Para mais informações, é só sintonizar na Rádio Banda B às 6h da manhã. Com uma hora de duração, o programa sempre traz curiosidades e tira todas as dúvidas sobre as questões relacionadas ao âmbito profissional.