Da Redação

Historiador, pesquisador, jornalista e político. Foto arquivo Secretaria Estadual de Educação Você sabia que a data oficial de comemoração do aniversário de Curitiba, 29 de Março, foi definida por uma lei proposta por Romário Martins, em 28 de março de 1906?

Casa Romário Martins no Centro Histórico de Curitiba

Historiador e pesquisador, Martins é conhecido por ser um dos precursores do movimento Paranista, que buscava estabelecer a identidade sócio-cultural e política do recém-criado estado do Paraná.

Desde muito cedo esteve envolvido com os livros e jornais, tendo trabalhado em vários na capital paranaense. A passagem pelas redações premiou o rapaz com uma missão que marcaria sua vida. Enviado pelo governo paranaense, o jovem Martins foi em busca dos arquivos da história do Paraná em São Paulo.

Na vida política, foi vereador e deputado estadual por 7 mandatos. Entre as leis propostas por ele estava a regulamentação do corte de madeira e do reflorestamento, reunidas no Código Florestal, e também o Código da Erva Mate.

Na área cultural, Romário Martins foi diretor do Museu Paranaense por 25 anos, criou inúmeras revistas literárias e científicas. Escreveu cerca de 70 livros, Entre os mais famosos estão: “Vozes íntimas”, “Noites Alvoradas”, “O que é o Paraná”, “Terra e gente do Paraná”. Foi considerado o maior historiador do estado quando publicou “História do Paraná”.

Para ler a matéria completa no Portal Eu Amo Curitiba clique aqui.