Redação

28.06.13 - DEBATE MAIORIDADE PENAL2

O polêmico debate em torno da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil foi tema de debate no Jornal da Banda B Segunda Edição desta sexta-feira (28). Mediada pelo jornalista Adilson Arantes, o delegado da Homicídios de Curitiba, Rubens Recalcatti, e a presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), advogada Maria Christina dos Santos, debateram o tema.

Maria Christina diz ser contrária a redução pelo fato do adolescente já responder pelo crime desde os 12 anos “Muitos adolescentes cometem crimes por mando de maiores. Se a maioridade penal é reduzida, logo menores de 15, 14 anos estarão cometendo esses crimes. Reduzir a idade penal não é a solução”, afirmou.

Já Recalcatti é favorável a redução principalmente por alguns casos que tem visto com os adolescentes. “Com o decorrer dos anos eu tenho visto que os adolescentes têm abusado da sua minoridade pelo fato de não irem para a cadeia. Esses dias eu fui agredido por um menor, que precisa ser responsabilizado. Eu diria que as vezes até menores de 16 anos podem responder pelos crimes”, disse.

Ouça o áudio completo no player abaixo.

28.06 – DEBATE MAIORIDADE PENAL