Da Redação com Folha de São Paulo

Uma pesquisa de identificação política divulgada pelo Instituto Datafolha nesta segunda-feira (14) apontou que, para 85% dos entrevistados, acreditar em Deus torna as pessoas melhores. Segundo o Datafolha, esta tendência é mais associada à direita e 48% do eleitorado brasileiro é ideologicamente deste grupo.

pesquisa-fé-141013-bandab

Foto: Divulgação

Para a pesquisa, o instituto utilizou um questionário com uma série de perguntas sobre valores sociais e políticos. As questões tinham temas como pena de morte, homossexualidade, a importância da religião no caráter das pessoas e as causas da criminalidade e da pobreza.

No polo oposto, 69% acham que a posse de armas deve ser proibida, pois isso ameaça a vida de outras pessoas, entendimento mais comum entre os esquerdistas. A partir das respostas, os entrevistados foram posicionados em escalas de comportamento político e segmentados em esquerda, centro-esquerda, centro, centro-direita e direita.

A união dos resultados dessas escalas resultou em uma escala geral de comportamento ideológico, traçando o perfil do eleitorado.

O levantamento foi realizado no dia 11 de outubro, com 2.517 entrevistas em 154 municípios. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.