Da AEN-PR

O Governo do Paraná autorizou nesta quinta-feira (14) a abertura de 60 vagas (40 para policiais militares e 20 para bombeiros militares) para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Paraná, para início em 2015.

O vestibular é realizado pela Universidade Federal do Paraná e é mais concorrido que o curso de Medicina, tradicionalmente o mais procurado, depois do CFO. Os aprovados estudarão na Academia Policial Militar do Guatupê, instituição de ensino superior da PM.

Das 40 vagas para policiais militares, pela determinação legal, quatro são para candidatos afrodescendentes. No caso do Corpo de Bombeiros, duas são destinadas a este público. O número de vagas foi fixado pelo Decreto Estadual de nº 11.881 de 14 de agosto de 2014.

Os interessados devem se inscrever pelo site da Universidade Federal do Paraná (www.nc.ufpr.br) entre os dias 22/08 a 19/09. A prova será em novembro e os aprovados passam a frequentar o curso, que dura três anos, no início de 2015.

Após o período de formação eles são declarados aspirantes da Polícia Militar do Paraná, na qual está inserido o corpo de Bombeiros. O CFO é um dos únicos cursos superiores que o aluno recebe bolsa auxílio durante todo o período de formação.