SMCS
Glória virou atração no Zoo de Curitiba

O lançamento de uma Maratona Infantil e Juvenil da Sustentabilidade é uma das atividades programadas para comemorar o aniversário do Zoológico de Curitiba, a partir das 10 horas deste sábado (23). Além da Maratona, haverá várias outras atrações, como o batizado da fêmea de hipopótamo Glória.

O chimpanzé Bob receberá um bolo só para ele. Os babuínos-sagrados, macacos-aranha e macacos-prego também irão provar a receita do bolo da festa. Além dos primatas, outros animais presentes na comemoração são as araras, as girafas e o urso-de-óculos.

Também está programado para o sábado o batizado da nova moradora do Zoo, a fêmea de hipopótamo nascida no mês passado e que recebeu o nome de Glória, em votação popular. Como a filhote está em área de manejo, restrita ao público, o batizado não poderá ser acompanhado pelos visitantes do Zoológico, nem pela imprensa.

Maratona da Sustentabilidade

Até o mês de novembro, alunos do ensino fundamental de escolas municipais e membros de grupos escoteiros irão realizar desafios ecológicos, culturais e recreativos. A Maratona Infantil e Juvenil da Sustentabilidade será lançada no sábado.

“Não importa qual escola irá ganhar. O foco da maratona não é a competição, pois a grande vencedora será a cidade de Curitiba”, comenta a diretora do departamento de Educação para Sustentabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Márcia Frasson.

Durante o lançamento da Maratona, estarão presentes no zoológico cerca de 200 crianças. São alunos das escolas municipais Paranavaí, Wenceslau Braz, Rolândia, Professora Tereza Matsumoto e Tanira Regina Schimidt, além dos grupos escoteiros São Luiz Gonzaga e Pindorama totalizando.

Além dos desafios, as crianças irão participar ao longo do ano de eventos do Dia do Meio Ambiente, Dia da Árvore e Dia do Rio. “O objetivo principal é possibilitar o conhecimento e a vivência de práticas locais de educação para a sustentabilidade.

Outras atrações

A festa de aniversário de 31 anos do Zoológico terá uma exposição interativa, a “Sou Bicho de Curitiba”, coordenada por técnicos do Museu de História Natural de Curitiba. A mostra reúne animais silvestres da fauna local, em taxidermia, e enfoca a sua importância para a sustentabilidade, como reciclagem de nutrientes, auxílio na conservação de mananciais hídricos, polinização e controle das populações de animais.

Nas dependências do Zoológico, será montada uma réplica do Jardim das Sensações. No percurso, que deve ser percorrido pelos visitantes, preferencialmente, de olhos vendados, estarão 28 plantas de diferentes formas, texturas e aromas. A atividade será coordenada por técnicos do Jardim Botânico Municipal.

Zoológico de Curitiba

Inaugurado em 28 de março de 1982, o Zoo é um dos maiores e bem conceituados do Brasil, com uma área de 530 mil metros quadrados e um acervo de 1,8 mil espécies. Criado para abrigar animais de grande porte que, até então estavam no Passeio Público, o Zoológico vai além da exposição dos animais.

Abriga vários programas de reprodução com enfoque preferencial aos animais nativos e em risco de extinção, buscando inclusive parcerias e desenvolvendo pesquisas junto a Universidades e ONGs. Dentro do Zoológico, há um centro de Educação Ambiental que promove atividades para os visitantes e escolas da rede pública e particular.

A visitação é gratuita e a média de público tem sido de aproximadamente 600 mil visitantes ao ano.

Serviço:
Aniversário do Zoológico de Curitiba
Dia 23 de março, às 10 horas.
Rua João Miqueletto, Alto Boqueirão