Por Marina Sequinel

(Foto: Barbara Vanzo)

Aos poucos, as mulheres conquistam lugares no mercado que ainda são dominados pelos homens. É o caso, por exemplo, da empresa “Mari Donas”, que transformou o conceito dos famosos “maridos de aluguel”.

Agora, quem precisa fazer algum tipo de reforma ou reparo em casa pode contar com as presenças femininas da jornalista Maria Augusta Brandt e da designer Melany Sue. A dupla decidiu mudar de área depois de receber diversos relatos de amigas que passaram por problemas por contratar os maridos de aluguel.

“Muitas pessoas nos disseram que se sentiam inseguras, que eram enroladas ou enganadas por não terem conhecimento do serviço. Uma amiga minha chegou a ser ameaçada por um desses trabalhadores. Foi quando pensamos em abrir nós mesmas uma empresa desse ramo. No ano passado, então, decidimos tirar a ideia do papel”, contou Maria Augusta em entrevista à Banda B.

O primeiro passo para tornar real o projeto “Mari Donas” foi investir em cursos técnicos para aprender tudo sobre o trabalho. “A gente foi atrás de formação, nos especializamos em revestimento cerâmico, dry wall, pintura, além de reformas na parte elétrica e hidráulica”, completou.

Segundo Maria, a ideia deu tão certo que ela e a sócia são contratadas não só por mulheres ou idosos, mas também por homens. “Quando nós vamos na casa das pessoas, não há nenhuma resistência, elas se sentem super à vontade. Um dia, prestamos serviço para uma menina que estava sozinha. Ela ficou totalmente confortável, com calção curto e uma blusa, normal. Acredito que, se fosse um homem, ela colocaria uma calça, trocaria de roupa, porque por medo ou insegurança, nós mulheres tendemos a agir para chamar a menor atenção possível. Mas com a gente lá foi tranquilo, ela nos chamou para conversar e tudo”.

As “Mari Donas” atendem em Curitiba desde o ano passado e, do jeito que as coisas estão andando, segundo a jornalista, a empresa ainda tem muito trabalho pela frente. “Nós cuidamos da casa dos outros do mesmo jeito que cuidamos da nossa: com amor!”, diz a descrição do serviço oferecido pelas mulheres na página do Facebook.

Bom Dia Trabalhador

As empreendedoras do “Mari Donas” são destaque do quadro Gente que Trabalha do programa Bom Dia Trabalhador deste domingo (19). Para mais informações, é só sintonizar na Rádio Banda B AM 550 às 6h da manhã. Com uma hora de duração, o programa sempre traz curiosidades e tira todas as dúvidas sobre questões relacionadas ao âmbito profissional.