Agência Estadual de Notícias

30.06.13 BONECOSA 19ª edição do Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, que acontece de 6 a 14 de julho, terá como mascote um boneco gigante que ficará sentado sobre o painel do Poty Lazarotto na fachada do Teatro Guaíra (no Guairão).

Entre os eventos do festival está programada a exposição “Histórias de Bonecos” que vai mostrar a variedade e estilo dessa arte no mundo. Dentro da mostra será exibido o documentário “Um Filme de Bonecos”, de Túlio Viaro. Tudo isto poderá ser apreciado a partir desta quarta-feira (3) das 9 às 17 horas, no Salão de Exposição do Teatro Guaíra, com entrada franca.

O Festival Espetacular de Teatro de Bonecos é promovido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, instituição do Governo do Estado, com apoio da Associação Paranaense de Teatro de Bonecos e o patrocínio da Copel e Sanepar por meio da Lei Rouanet.

A abertura será no sábado (6), às 10h30, com o Grupo Mundaréu, de Curitiba, que vai percorrer o calçadão da Rua XV de Novembro, desde o Bondinho até a Praça Santos Andrade com o “Cortejo Mundaréu”. Em seguida, a companhia de Teatro Kabana, de Minas Gerais entra na folia com “Êh Boi”, nas escadarias da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade. Este mesmo espetáculo será apresentado no domingo (7) nas Arcadas de São Francisco, às 10h30.

Participam desta edição do Festival oito companhias internacionais, onze grupos brasileiros e doze companhias do Paraná. Os espetáculos acontecem no Guairinha, no Teatro José Maria Santos, na Biblioteca Pública do Paraná e nos Hospitais Pequeno Príncipe e Erasto Gaertner, além da Lona de Circo que será instalada, especialmente para o evento, na Praça Santos Andrade em frente ao prédio da UFPR.

Nos dias 4 e 5 a Associação Paranaense de Teatro de Bonecos realizará, no Miniauditório do Teatro Guaíra, um seminário com o tema Economia Criativa. Participam deste evento bonequeiros da Região Sul do país e representantes do Ministério da Cultura e da Funarte.

Os ingresso terão preço único de R$ 10,00 para os espetáculos apresentados no Guairinha e no Teatro José Maria Santos. Para outros espaços a entrada é gratuita. Leia a ficha completa aqui.