O Ministério Público do Paraná recebe nesta sexta-feira (12), em Curitiba, autoridades, representantes da sociedade civil organizada e comunidade em geral para ato público em repúdio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 37. A PEC pretende tirar o poder de investigação criminal dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal, modificando a Constituição Brasileira.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações nacionais que visa alertar a sociedade sobre os riscos dessa proposta, que pretende impedir o Ministério Público e outros órgãos do Estado de realizar investigações criminais. Em todas as capitais brasileiras, manifestações semelhantes serão realizadas no mesmo dia, com o objetivo de ampliar o debate social sobre o tema e evitar a aprovação da proposta, que está para ser votada na Câmara Federal.

Durante o evento, as entidades previamente inscritas terão a oportunidade de se manifestar publicamente sobre o tema. Seus representantes poderão, ainda, assinar moções contrárias à PEC 37 e subscrever abaixo-assinado contra a proposta, em computadores disponibilizados no local. Os MPs de todo o país centraram esforços na obtenção de assinaturas para o mesmo abaixo-assinado eletrônico, que, até o início da manhã desta quinta-feira, 11 de abril, contava com mais de 115 mil apoiadores. Só pelo site do Ministério Público do Paraná o link específico para votação foi acessado 49.784 vezes.