O 33º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo será realizado em Curitiba, de 15 a 19 de maio, com o objetivo de conscientizar os participantes sobre o papel que desempenham dentro da política nacional do turismo. O evento é realizado pela Federação Nacional de Guias de Turismo (Fenagtur), Sindicato de Guias de Turismo do Estado (Sindegtur) e Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Turismo.

A cerimônia de abertura será nesta quarta-feira (15), às 20 horas, no Centro de Convenções de Curitiba, e contará com a apresentação de grupos folclóricos, seguida de jantar no restaurante Madalosso, em Santa Felicidade. A organização estima que o evento reunirá cerca de 800 congressistas, guias de turismo de todo o Brasil e de outros países que vão participar de atividades como palestras, oficinas e programações culturais.

Segundo o Secretário de Turismo do Paraná, Jackson Pitombo, o Congresso Brasileiro de Guias de Turismo possui importante papel na troca de experiências entre os envolvidos no setor. Pitombo destacou que a realização do evento na capital do Estado é uma ótima oportunidade de apresentar os atrativos do Paraná. “Além da troca de experiências, o congresso procura qualificar os participantes para que estejam mais preparados para informar sobre os destinos e promovê-los”, concluiu.

A Paraná Turismo – autarquia da Secretaria de Turismo do Paraná – participará do congresso com um estande de 18 metros quadrados para promoção do Estado. “Além da distribuição de material promocional e do atendimento aos profissionais da área, divulgaremos o vídeo da campanha Paraná: Prazer em conhecer. O vídeo destaca as belezas naturais de Foz do Iguaçu, Vila Velha, Canion Guartelá e Ilha do Mel, entre outros atrativos. Também vamos mostrar que oferecemos estrutura adequada e a segurança necessária para atender muito bem aos nossos visitantes”, afirma a presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika.

A diretora-presidente do Centro de Convenções de Curitiba, Márcia Schier, disse que a realização do congresso nesse local é uma oportunidade de mostrar que existem espaços confortáveis e flexíveis projetados para abrigar eventos de qualquer dimensão ou vários simultaneamente, dispostos em auditórios, salas para reuniões e áreas para exposições e feiras. “O Centro de Convenções oferece desde salas para 30 pessoas até o auditório com 1,3 mil lugares, inclusive com cadeiras para obesos e local para cadeirantes”, conclui.

Durante o congresso serão debatidos temas relacionados como a formalização do empreendedor individual, trens turísticos do Brasil, oportunidades de trabalho para guias de turismo em grandes eventos (Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016), Curitiba como destino inovador, postura profissional e vestuário, segmentação turística – Eco Turismo, Aventura, Religioso, Étnico e Pedagógico.