Da SMCS

austral

(Foto: Divulgação)

Curitiba está prestes a ganhar uma alternativa de voo para Buenos Aires. A companhia aérea Aerolineas Argentinas solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorização para operar voo diário entre São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e a capital portenha a partir de março do próximo ano.

As tratativas para a operacionalização do voo Buenos Aires-Curitiba (atraves do aeroporto de São José dos Pinhais) foram confirmadas para a diretoria do Instituto Municipal de Turismo (Ctur) durante a 41ª Feira da ABAV – Feira de Turismo das Américas –, que aconteceu em São Paulo na última semana.

A informação foi comemorada pela equipe do Ctur, que tem trabalhado para trazer para a região de Curitiba novas rotas e incentivar a vinda de visitantes de países estrangeiros. A primeira conquista deste ano foi o voo diário entre Miami-Curitiba (através do aeroporto de São José dos Pinhais), que começa a operar em 21 de novembro pela American Airlines. “Estamos negociando com várias companhias aéreas para ampliar a malha internacional que atende Curitiba. Buscamos ligações com as principais capitais na América Latina”, afirmou Paulo Colnaghi, presidente do Ctur.

A rota Buenos Aires-Curitiba será operada pela companhia Austral, que é subsidiária da Aerolíneas Argentinas, através dos jatos Embraer modelo E190, conforme informações da ANAC. O voo de Buenos Aires para Curitiba sairá às 13h35 e chegará às 15h47. No sentido oposto, sairá do Brasil às 16h30 com chegada prevista à Argentina às 19h07 e vai ligar os aeroportos Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e Aeroparque, na capital portenha. A utilização do aeroporto Aeroparque deverá ser outra vantagem deste voo, já que ele fica situado aproximadamente 15 minutos do centro de Buenos Aires.

Atualmente Curitiba possui apenas um voo diário para a capital argentina que é realizado pela GOL Linhas Aéreas e pousa no aeroporto de Ezeiza, que fica distante cerca de 35 quilômetros de Buenos Aires.