Da SMCS

Curitiba enfrentará a maior cidade do país nesta quarta-feira (28) no Dia do Desafio, data criada para incentivar a prática de atividades físicas em todo o mundo. Depois de vencer as cidades de Porto Alegre, Doha (Catar) e Santiago de Cali (Colômbia) em 2013, a expectativa é que a capital paranaense supere novamente a marca de 700 mil participações da população para superar São Paulo neste ano.

A Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, e o Sesc-PR comandam a campanha na cidade para mobilizar e envolver o maior número possível de curitibanos. “Nossa intenção é incentivar cada vez mais a nossa população a praticar regularmente atividades físicas. Não apenas no Dia do Desafio, mas em todos os dias do ano, para que se torne um hábito para todos. A prática constante de exercício físico significa qualidade de vida e mais saúde para as pessoas”, diz Leloir Santos, do Departamento de Lazer da secretaria municipal.

Entre as atividades propostas pela parceria destaca-se uma grande movimentação na Boca Maldita (Rua XV de Novembro), entre 9h e 17 horas, com participação de atletas beneficiados pela Lei de Municipal de Incentivo ao Esporte e a realização de diversos tipos de recreações, como jogos gigantes, camas elásticas, tênis de mesa, muro de escalada, entre outros. Professores da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude orientarão a prática de atividade física, dentro do Programa Curitibativa.

Durante todo o dia, os Centros de Esporte e Lazer e núcleos da secretaria localizados nas nove administrações regionais também realizam atividades especiais, como aulões de dança, ginástica, musculação, natação, hidroginástica e prática de esportes coletivos.

Vence o Dia do Desafio a cidade que movimentar o maior percentual de pessoas em relação ao seu número de habitantes. Em 2013, Curitiba mobilizou 42,3% de sua população, com 705.165 participantes. Este é o oitavo ano que a cidade participa da campanha, vencendo todas as concorrentes nas participações anteriores.

Para participar é necessário fazer qualquer atividade física durante alguns minutos e registrar a participação pelo telefone 0800 643 6690, entre 0h e 21 horas desta quarta. Vale praticar esportes, dançar, jogar, brincar, correr, caminhar, nadar, escalar, pedalar ou qualquer outra atividade.

O World Challenge Day ou Dia do Desafio Mundial foi criado no Canadá em 1983 e é divulgado pela Tafisa (The Association for International Sport for All).