Da Redação com CMC

Começou a tramitar nesta segunda-feira (2) na Câmara Municipal de Curitiba um projeto de lei do Executivo que cria condições especiais para a realização de atividades relacionadas à Copa do Mundo Fifa 2014. A proposta enviada aos vereadores pela Prefeitura de Curitiba abre exceções à lei municipal “dos grandes eventos”, permitindo que a Fifa realize ações para até 5 mil pessoas sem ter que se submeter as restrições previstas na norma em vigor.

arenacap

Foto: Divulgação Cap S/A

Na lista de eventos que a Fifa promoverá em Curitiba, e que se enquadrariam nesses novos critérios está, por exemplo, o Fan Fest, marcado para a Pedreira Paulo Leminski. O projeto também considera como eventos relacionados à Copa as atividades oficialmente organizadas, patrocinadas ou apoiadas pela FIFA e suas subsidiárias no Brasil, como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Comitê Organizador Local (COL).

Nessa relação entrariam congressos da FIFA, cerimônias de abertura, encerramento e premiação, sorteios, lançamentos, seminários, reuniões, conferências, workshops e coletivas de imprensa, atividades culturais (concertos, exibições, apresentações e espetáculos), projetos beneficentes (Futebol pela Esperança), e partidas ou sessões de treino, dentre outros.

“Uma série de compromissos foi firmada pelo Brasil junto à Fifa, com o objetivo de viabilizar a realização dos eventos e permitir que os mesmos pudessem gerar nos torcedores uma experiência homogênea, independente do local de competição”, acrescenta a justificativa a proposta do prefeito Gustavo Fruet. Com o início da tramitação, o projeto de lei ainda passará pelas comissões temáticas da Câmara Municipal antes de ser analisada em plenário pelos vereadores.