Da Redação

A crise hídrica pela qual o Brasil passa é sem precedentes. Para se ter uma ideia, o Carnaval em 30 cidades do país foi cancelado e, aqui, o Carnaval ser cancelado significa que de fato a situação é muito grave.

Este problema que está tão perto de nós foi o tema do Banda B Rádio Debate deste domingo (8). Estiveram nos estúdios; o  secretário de Meio Ambiente de Curitiba, professor Renato Lima;  o professor da UTFPR e consultor ambiental, Evandro Razzoto;  e o mestre em recursos hídricos e saneamento, Carlos Garcias.

Racionamento

IMG-20150206-WA0013Crise hídrica foi debatida por especialistas no tema (Foto: Geovane Barreiro – Banda B)

O racionamento parece a cada dia mais provável. Vai faltar água e de quem é a culpa? Podemos dizer que a vilã é a natureza? Para Razotto, de maneira nenhuma podemos culpar a natureza, porque ela vítima de um uso não sustentável do meio ambiente.

Mas então, Por que as autoridades não se preparam para a falta da chuva. Os alertas sobre as mudanças climáticas não foram suficientes?

O problema é novo mesmo? Se a tanto tempo isso acontece em cidades do Nordeste, por que só agora se demonstra preocupação?

Em São Paulo há crise estava sendo apontada há uma década e foi agravada em 2013, com problemas de armazenamento no Sistema da Cantareira, que veio tendo recorrentes quedas em seu volume. Quais as soluções?

Ouça o programa na íntegra nos ícones de áudio abaixo:

[jwplayer mediaid=”131529″]

[jwplayer mediaid=”131531″]

[jwplayer mediaid=”131532″]